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YouTube segue Netflix e fiscaliza quem usa planos compartilhados

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

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Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash

O YouTube fechou o cerco contra quem usa o plano familiar da assinatura Premium em residências diferentes. De acordo com relatos no Reddit e no site Android Police, a plataforma entrou em contato com pessoas que adotam a prática e pode interromper os benefícios pagos nesses casos.

Um e-mail enviado informa que a pessoa “aparenta não estar na mesma residência do administrador da família” e por isso os benefícios seriam pausados em 14 dias. A conta ainda pode fazer parte do grupo familiar, mas não teria acesso às vantagens do YouTube Premium. 

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A medida é similar ao que a Netflix fez para limitar o compartilhamento de senhas na plataforma, por exemplo, ainda que o streaming não conte com um plano familiar. 

Os termos de serviço do Premium exigem que as pessoas desse plano convivam no mesmo endereço residencial, mas a plataforma não tinha enviado um aviso do tipo antes. Procurado pelo Canaltech, o YouTube afirmou que "a política de plano familiar não mudou e estamos aplicando-a continuamente".

O que é o plano Família do YouTube Premium?

O plano do YouTube Premium é uma modalidade que permite dividir a assinatura do serviço com até outras cinco pessoas do mesmo grupo familiar. Cada participante precisa ter pelo menos 13 anos de idade e residir no mesmo endereço do administrador do grupo.

Assim que as pessoas são adicionadas, elas podem usar a própria conta pessoal do Google para abrir o YouTube e acessar todos os benefícios do Premium, como a reprodução sem anúncios.

O plano é oferecido a R$ 53,90 por mês, enquanto a versão individual sai por R$ 26,90 ao mês. Além disso, a empresa ainda testa um plano exclusivo para duas pessoas. 

Quem pode usá-lo?

Só pode participar de um grupo familiar quem atende aos seguintes requisitos:

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  • Viver no mesmo endereço do administrador do grupo;
  • Ter pelo menos 13 anos de idade;
  • Não ter participado de outro grupo nos últimos 12 meses.

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