Publicidade

YouTube permite lives com dois perfis pelo celular estilo Instagram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Fevereiro de 2023 às 11h28

Link copiado!

Unsplash/Christian Wiediger
Unsplash/Christian Wiediger
Tudo sobre YouTube

O YouTube ganhou a capacidade de um usuário convidar outra pessoa para entrar em uma transmissão ao vivo via celular. O recurso é chamado de "Juntos ao vivo" e permite a realização das lives em conjunto a partir dos dispositivos Android ou iOS.

A opção está alocada no símbolo de adição (+), no centro da tela, e aparece entre as existentes "Transmitir ao vivo" e "Criar uma postagem". A plataforma marca o recurso com uma tag azul para ressaltar a novidade.

Continua após a publicidade

Quando iniciar uma live, o organizador receberá um link de convite que poderá ser enviado para qualquer pessoa, esteja ela no chat da transmissão ou não. Esse envio é manual, podendo ocorrer por e-mail, serviço de mensagens, redes sociais ou onde a pessoa preferir. Só é possível uma pessoa de cada vez além do anfitrião, portanto nem pense em fazer um mega debate como se estivesse em uma sala do Google Meet ou do Zoom.

Para usar a novidade, é necessário atender aos requisitos de qualificação do YouTube para transmissões ao vivo de dispositivos móveis. Ainda é possível fazer a live via PC com uma webcam ou a partir de um software de transmissão, mas seguindo outro procedimento.

Os criadores precisam ter mais de 50 inscritos no canal para hospedar as streams compartilhadas. Se a ideia for convidar mais de uma pessoa para a live, é possível trocar o link e reenviá-lo para o destinatário. Segundo a plataforma, o recurso de lives conjuntas ainda continuará a exibir anúncios antes, durante e depois da transmissão, gerando monetização para o canal anfitrião.

Como usar o recurso Juntos ao Vivo do YouTube?

Continua após a publicidade

Para entrar em uma live, você deverá seguir o seguinte passo a passo:

  1. Toque no link recebido a partir do seu dispositivo móvel: celular ou tablet;
  2. Escolha o canal para o qual começará a transmitir ao vivo;
  3. Selecione "Entrar" quando for solicitado a ingressar na sala de espera;
  4. Na sala de espera, é possível verificar a qualidade do áudio e do vídeo;
  5. Assim que o anfitrião autorizar, o usuário verá uma mensagem avisando que está transmitindo ao vivo.
Continua após a publicidade

Quem estiver como espectador verá dois feeds simultâneos e posicionados na horizontal, um sobre o outro. A imagem do criador da sala aparecerá na parte de cima, enquanto o convidado será posicionado abaixo — não há como inverter essa ordem nem mudá-la para a vertical.

Esta é uma experiência exclusiva de dispositivos móveis, mas o YouTube diz já trabalhar em uma forma de expandir também para os computadores de mesa e notebooks. Não há prazo para lançamento desta segunda hipótese até o momento.

Para quem precisa transmitir com muita gente, vale lembrar ser possível espelhar chamadas do Google Meet diretamente para a plataforma de vídeos desde o ano passado. A companhia passou a oferecer tal recurso como uma maneira de permitir que videoconferências pudessem ser acompanhadas por mais pessoas, sem que estas precisassem estar conectadas na sala do Meet.