Publicidade

YouTube apresenta lentidão para quem usa bloqueador de anúncio

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Eyestetix Studio/Unsplash
Eyestetix Studio/Unsplash
Tudo sobre YouTube

Várias pessoas que utilizam o YouTube com bloqueador de anúncio foram ao Reddit debater sobre a lentidão da plataforma, com relatos de espera de até cinco minutos para começar a carregar e reproduzir vídeos. A demora no processamento é uma ação deliberada do Google para combater o uso de bloqueadores de anúncios, que prejudicam a receita e o modelo de negócio da companhia.

Em novembro, a Big Tech realizou um exercício similar com o carregamento mais lento dos conteúdos para quem tivesse acionado um bloqueador de anúncio. Além disso, uma notificação passou a ser exibida na tela com aviso de que tais ferramentas violam os termos de serviço da empresa e oferecia a assinatura do YouTube Premium com uma alternativa para ver os vídeos sem anúncios.

Lentidão no YouTube

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo vários fóruns de discussão no Reddit, uma nova onda de lentidão atinge as pessoas que tentam acessar o YouTube com bloqueadores de anúncios instalados. Nas últimas horas, vários comentários foram publicados nesses posts com relatos de insatisfação e, ao mesmo tempo, resistência contra o plano pago.

Muitos usuários aproveitaram o espaço para lembrar que, até um tempo atrás, os anúncios no YouTube eram curtos e tinham menor frequência. “Quando era apenas um anúncio pulável após cinco segundos eu não me importava nem um pouco, mas hoje em dia é simplesmente insuportável, nunca vou desligar o Adblock a menos que volte a ser como era (isso nunca vai acontecer)”, escreveu cannedbarnacle.

Entre os relatos, há ainda pessoas que pagam pelo plano Premium e mesmo assim enfrentam a lentidão da plataforma porque têm bloqueadores de anúncios habilitados para outros fins. Isso indica que o YouTube limita o desempenho mesmo para quem paga pelo serviço, apenas por ter um bloqueador de anúncio instalado no computador.

Segundo esses comentários no Reddit, o YouTube só voltou a funcionar corretamente após a remoção de todos os bloqueadores e extensões com essa função dos navegadores.

Golpes em anúncios

Além da questão com os bloqueadores, os anúncios do YouTube também foram motivos de outra discussão entre o público no Reddit: a exibição de golpes e conteúdos impróprios — em um claro sinal de que não há uma moderação humana sobre os materiais.

Propagandas enganosas e que oferecem recompensas em dinheiro para as pessoas clicaram nos anúncios começaram a ser exibidas na plataforma. Nos relatos, alguns usuários revelaram ter visto vídeos de conteúdo adulto e deepfakes de celebridades, o que viola as regras da própria plataforma.

Continua após a publicidade

Segundo os comentários do público, o YouTube derrubou esses anúncios após eles terem sido reportados. Porém, o que mais chama a atenção é a falta de fiscalização da companhia sobre o conteúdo desses anúncios — ainda mais quando a frequência de exibição se torna mais agressiva ao público no plano gratuito.