SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

YouTube bloqueia vídeos para quem usa adblockers

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Junho de 2023 às 13h08

Link copiado!

Eyestetix Studio/Unsplash
Eyestetix Studio/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube passou a bloquear usuários que usam adblock para assistir a vídeos sem publicidade. Relatos da medida foram compartilhados no Reddit recentemente e, em comunicado enviado para o Canaltech, a companhia confirmou o experimento.

Na terça-feira (27), circulou no Reddit um print de uma suposta notificação do YouTube para um usuário com bloqueador de anúncios ativo. No aviso, o site informa o usuário de que o player de vídeo será bloqueado depois de assistir a três vídeos com o adblock ativo.

Continua após a publicidade

"Aparentemente, você está usando um bloqueador de anúncios. A reprodução de vídeos vai ser bloqueada exceto se você permitir publicidade no YouTube ou desativar a ferramenta", avisa a plataforma.

O bloqueio de adblocks do YouTube começou em meados de maio deste ano. Usuários com o mecanismo ativo foram notificados pela plataforma de que a extensão não é permitida no serviço e que a única solução para evitar publicidade é a assinatura YouTube Premium. Neste caso, porém, não havia a ameaça de bloqueio.

Continua após a publicidade

YouTube suspende quem usa adblock

A suspensão de reprodução de conteúdo para quem usa adblock realmente está acontecendo. Em contato com o Canaltech, a empresa confirmou a realização de "uma pequena experiência" no mundo inteiro para incentivar a desativação de bloqueadores de anúncios.

"Estamos realizando uma pequena experiência globalmente que incentiva os espectadores com bloqueadores de anúncios ativados a permitir anúncios no YouTube ou experimentar o YouTube Premium. A detecção de bloqueadores de anúncios não é nova e outros editores pedem regularmente aos espectadores que desativem bloqueados de anúncios", disse um porta-voz da plataforma de vídeos do Google.

Uso de adblocks é proibido no YouTube

Continua após a publicidade

No comunicado, o YouTube ressaltou que o uso de bloqueadores viola os Termos de Serviço do YouTube. Sendo assim, a notificação de suspensão não é necessariamente uma surpresa.

O YouTube explica que os usuários serão notificados repetidas vezes até desativarem o adblock. A empresa ressalta que aplicar restrições sobre a reprodução de conteúdo é uma medida muito séria, mas que só recorrerá a ela se o espectador ignorar as solicitações.

Medida afeta todos os adblocks?

Não está claro se a detecção de adblocks do YouTube consegue perceber todos os tipos de bloqueadores. É possível que o mecanismo não seja eficaz contra soluções nativas embutidas em navegadores, como no reprodutor nativo do novo app da DuckDuckGo.