Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App da Fifa usa realidade aumentada para dar toque futurista aos jogos da Copa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Dezembro de 2022 às 11h04

Link copiado!

AR_MR_XR/Reddit
AR_MR_XR/Reddit

O aplicativo FIFA+ tem um recurso interessante que usa a realidade aumentada para oferecer mais informações sobre as partidas da Copa do Mundo de 2022. Basta apontar a câmera do celular para o gramado, aguardar o escaneamento da área e começar a curtir o jogo com dados úteis.

A ferramenta identifica todos os atletas em campo, permite checar a escalação e acompanhar estatísticas sobre eles. Você pode escolher um atacante, por exemplo, e monitorar a sua velocidade atual ou identificar por onde mais se movimenta, graças a um mapa de calor.

Continua após a publicidade

É possível ainda ver quantos chutes a gols foram executados (e qual foi a trajetória de cada um), bem como descobrir qual equipe tem mais posse de bola. Os fãs podem acompanhar a distância percorrida em campo, o tempo de jogo e até a quantidade de passes efetuados pelos craques.

Todos os dados aparecem sobrepostos à imagem da partida, que pode continuar a ser vista pela telinha do celular. Há também informações extra campo, como o nome completo do jogador, o clube pelo qual atua, o peso e a altura e até uma imagem tridimensional de corpo inteiro.

Realidade aumentada na Copa do Mundo

Continua após a publicidade

Estão disponíveis também diferentes ângulos de câmera e replays do VAR como na TV. A nova experiência de visualização foi projetada especificamente para complementar e aprimorar a forma como os que estão no campo curtem cada partida de futebol.

A tecnologia usa vários recursos do próprio aparelho móvel para funcionar, como a câmera, a localização e o dia/horário, por isso é necessário conceder tais autorizações para a interface funcionar. Feito isso, o único pré-requisito é estar no estádio com vista para o gramado, já que as informações são exibidas apenas sobre o jogo em andamento.

A Fifa não disse se pretende expandir o recurso para outras competições, nem o que fará com a tecnologia após o fim da Copa do Mundo do Catar. A realidade aumentada é cada vez mais presente na vida das pessoas, portanto é possível que essa nova forma de obter informações em tempo real desembarque na Champions League ou em outros grandes campeonatos do mundo futuramente.