Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp vai exigir mais um código de SMS para reforçar proteção de contas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Junho de 2022 às 17h01

Link copiado!

Reprodução/ HR Asia
Reprodução/ HR Asia
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp planeja adicionar um sistema aprimorado de segurança para dificultar o acesso indevido de terceiros à sua conta. Trata-se de uma evolução da já existente "autenticação de dois fatores", que exige a inserção de um código SMS enviado para o celular para permitir o login no mensageiro.

Neste caso visualizado, um segundo código de autenticação seria enviado para o número de telefone. Você precisaria inserir o primeiro, esperar um pouco e colocar o segundo para ter o pleno acesso à conta do WhatsApp. A outra mensagem será enviada ao proprietário do celular para alertá-lo sobre a tentativa de login.

Continua após a publicidade

Um print de tela, capturada pelo site especializado WABetaInfo, mostra uma mensagem de erro ao tentar fazer login de uma conta já associada a um aparelho. Qualquer tentativa de entrar na sua conta em outro dispositivo exigiria essa verificação adicional de confirmação, logo, se você identificar uma tentativa, basta não enviar o segundo código para ninguém para o login ser cancelado.

Hoje, muita gente é vítima de golpes porque recebe o código de seis dígitos no celular e repassa para terceiros, enganados por uma conta falsa, roubada ou apenas por ingenuidade. Com esse código, um criminoso pode acessar sua conta, ver seus contatos e chats recentes para então fazer um belo estrago na sua imagem — e no bolso de quem enviar dinheiro.

Autenticação dupla

A mudança pode chegar para testadores beta do WhatsApp no Android e no iOS em breve, contudo ainda não há uma data para isso ocorrer. A medida adiciona uma bem-vinda camada de segurança para evitar o roubo de contas, crime tão comum no Brasil.

Continua após a publicidade

Recentemente, o app trouxe várias opções para personalizar as configurações de privacidade e restringir a visualização de certas informações, como sua foto de perfil ou quando esteve online pela última vez. Outra mudança foi a chegada da extensão oficial Code Verifiy para verificar a integridade da sua versão do WhatsApp Web, e assim impedir o uso das credenciais em um site falso.

Fonte: WABetaInfo