Publicidade

WhatsApp vai encerrar suporte a alguns modelos antigos de iPhone; veja quais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2021 às 11h15

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp anunciou que vai interromper o suporte ao aplicativo no iOS 9. Isso significa que o app não vai mais receber nenhuma atualização, inclusive de segurança, o que pode impedir o seu funcionamento e deixar os celulares vulneráveis a ataques. Como o iPhone 4s é o último dispositivo da Apple a não superar o iOS 9, pode-se dizer que os donos deste modelo serão os afetados.

Sem o suporte oficial, os desenvolvedores param de se preocupar com o sistema operacional antigo e isso pode impactar no funcionamento do mensageiro. Se você é dono de um 4S e tem coisas importantes no WhatsApp, é bom fazer um backup das conversas para evitar perder os dados.

Por enquanto, o serviço deve continuar funcionando, mas, se for necessário formatar o celular ou apagar o aplicativo, não será mais possível baixá-lo da App Store. É interessante também começar a pensar em alternativas para substituir o mensageiro.

Continua após a publicidade

Baixo número de usuários

O iOS 9 foi lançado em 2015 junto com o iPhone 6s, que ainda oferece suporte ao iOS 14. A fabricação do iPhone 4S foi descontinuada um ano antes disso, em setembro de 2014 — o modelo completa neste ano 10 anos desde o lançamento.

Por representar uma base muito pequena de usuários, acaba não valendo a pena financeiramente para as desenvolvedoras manter versões para celulares muito antigos. Este pode ser o caso do WhatsApp.

Mesmo assim, a medida pode ter algum impacto no Brasil, onde o preço dos celulares da Maçã são elevados, o que inviabiliza a troca constante de aparelhos. Estima-se que apenas 8% dos proprietários de iPhone no mundo estão usando o iOS 12 ou anteriores — a empresa não divulga dados oficiais sobre isto —, sendo assim, o impacto dessa medida deve ser relativamente pequeno.