Publicidade

WhatsApp vai dar informações sobre transferências de arquivos no app

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Abril de 2022 às 10h09

Link copiado!

Eyestetix Studio/Unsplash
Eyestetix Studio/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp pode introduzir em breve um recurso que permite a visualização do tempo estimado de chegada no envio de arquivos para grupos ou conversas privadas. O objetivo é aprimorar a transferência de arquivos grandes, assim é possível mensurar quando o upload será concluído.

Conforme o print de tela mostrado, ao fazer o envio de um arquivo, é possível notar duas informações: uma porcentagem e o tempo que falta para terminar a transferência. O círculo que mostra o progresso dos dados e demais detalhes da interface permanecem inalterados.

Continua após a publicidade

Essas informações são referentes a quem faz o envio, mas devem aparecer também para o destinatário. Isso porque a transferência no WhatsApp ocorre em duas etapas:

  1. O envio do seu computador/celular para os servidores do WhatsApp
  2. O download dos servidores do WhatsApp para o computador/celular de destino

Quando se transfere um arquivo compactado muito grande, com até 2 GB de dados futuramente, é natural que leve alguns minutos para trafegar o conteúdo de um local físico para outro. O tempo pode ser alterado para mais ou para menos conforme a velocidade da conexão — no Wi-Fi, a estimativa é geralmente reduzida em comparação com o 4G.

Se o arquivo enviado for pequeno, as informações não devem ser mostradas porque a transferência ocorre muito rapidamente, às vezes antes do cálculo do tempo estimado. Para o usuário regular, o WhatsApp atualmente permite enviar documentos, fotos e vídeos de até 100 MB.

Continua após a publicidade

WhatsApp em rota de aprimoramento

O site especializado WABetaInfo localizou esta novidade no código do app para celulares, já que antes era algo experimental apenas na versão para desktop. A funcionalidade está em fase de testes no aplicativo beta para usuários selecionados no Android, iOS e Web, mas ainda não se sabe quando chegará para todos.

Na semana passada, lançamentos betas mostram que o app finalmente corrigiu uma falha de segurança e desabilitou o salvamento automático de arquivos temporários de mídia na galeria ou rolo de câmera. Os desenvolvedores também revelaram novas ferramentas de desenho (dois pincéis e o desfoque de fundo) no iPhone, além de experimentar reações a mensagens com mais emojis além dos seis padrões.

Fonte: WABetaInfo