Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp corrige falha grave de privacidade envolvendo fotos temporárias

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Abril de 2022 às 11h54

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp corrigiu uma falha de segurança que permitia visualizar mídias temporárias no armazenamento dos dispositivos. O mensageiro tem suporte ao envio de mensagens autodestrutivas com fotos e vídeos desde agosto do ano passado, mas o destinatário poderia salvar fotos e vídeos na galeria do celular ou no rolo da câmera (iPhone) para ver depois.

Muita gente mantém o recurso de salvar mídias automaticamente no telefone, portanto esse era um comportamento padrão adotado pelo WhatsApp, inclusive nas mensagens programadas para serem vistas uma única vez. Ou seja, na prática, o sistema de privacidade era pouco eficaz porque só funcionava parcialmente.

Continua após a publicidade

Agora, o WhatsApp passará a se comportar de forma diferente no Android e no iPhone. O app não permitirá mais que o telefone salve as fotos e vídeos de mensagens temporárias no armazenamento. Se você tentar ajustar isso nas configurações do chat, verá um pop-up do aplicativo que informa sobre a mudança.

Para voltar ao salvamento automático, o WhatsApp solicita que o usuário desative as mensagens temporárias. Qualquer pessoa na conversa pode mudar essa configuração, logo é bom ficar atento antes de mandar um documento ou informação sensível.

Mais privacidade, mas nem tanta assim

A correção não significa que todas as mídias compartilhadas vão desaparecer automaticamente ou serão impedidas de serem gravadas na sua galeria. Caso compartilhe alguma mensagem temporária com a opção ativada, aí sim será impossível resgatá-la por formas convencionais. O que já foi compartilhado antes, e possivelmente gravado no telefone do destinatário, não deve ser afetado.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, mesmo com essa mudança, as fotos e vídeos ainda podem ser registrados com métodos externos, como print ou gravação da tela. Nesse caso, o destinatário ainda conseguirá registrar o material recebido, portanto é bom ficar atento para não cair em golpes.

A mudança será lançada para todos os usuários das versões beta e estável do aplicativo, tanto para iOS quanto para Android, com aplicação estendida a todas as conversas novas ou existentes. É uma correção simples, porém que ajuda a reforçar a privacidade dos usuários no principal mensageiro do Brasil.