WhatsApp Web apresenta lentidão e volta a ser criticado nas redes
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
O WhatsApp Web voltou a apresentar lentidão e bugs aos montes, relatam usuários nas redes sociais. O mensageiro demora a abrir, falha no carregamento de mensagens, deixa de carregar alguns envios e, por consequência, prejudica a usabilidade da plataforma para quem precisa conversar via chat no navegador.
- WhatsApp começa a impor mais restrição ao encaminhamento de mensagens
- Estes são os golpes mais comuns no WhatsApp; veja como se proteger
Nos tuítes mais relevantes relacionados ao WhatsApp Web, as críticas mais frequentes são sobre a lentidão do programa. Alguns usuários se queixam de ficar longos minutos esperando a sincronização de mensagens terminar para finalmente poder trocar mensagens com amigos e familiares.
Outra queixa recorrente está para as mensagens que “não podem ser carregadas” pela versão web do mensageiro. Por vezes, conteúdos recebidos ficam indisponíveis no navegador e só podem ser visualizados no celular — isso, claro, quando aparecem no chat, pois também há ocasiões em que nem são recebidas.
A culpa é de uma atualização
A culpa da experiência negativa, segundo o WhatsApp, é a implementação de atualizações. Desde janeiro, a empresa introduz updates na versão web do mensageiro e, por conta disso, bugs podem acontecer com mais frequência — seja você um testador do WhatsApp Beta ou não.
No mês passado, quando problemas com o WhatsApp Web viraram destaque nas redes, a empresa reconheceu as dificuldades e ressaltou que seriam passageiras.
“Estaremos atentos aos comentários de usuários sobre como podemos melhorar. Sabemos que alguns usuários notaram atrasos no carregamento de mensagens no WhatsApp Web e WhatsApp para computador e estamos aprimorando a experiência para ela ficar mais rápida e estável em aparelhos conectados”, disse em comunicado.
Assim como nas outras ocasiões, é difícil apontar o que foi adicionado nas atualizações do WhatsApp Web — pode ter sido, inclusive, uma mudança exclusivamente estrutural, sem recursos novos para usuários. É fato, porém, que a usabilidade do programa sofreu com a ativação da conexão em múltiplos dispositivos — que, por sinal, ainda está em período experimental.
Ainda dá para usar o WhatsApp Web
Embora esteja apresentando lentidão na hora de carregar mensagens, o WhatsApp Web ainda funciona. Alguns usuários dizem que utilizam o mensageiro sem dificuldade no navegador e a versão Desktop (disponível para Windows, Mac e Linux) também roda sem muitos problemas.