Publicidade

WhatsApp terá anúncios no Status e opção para promover canais

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Divulgação/WhatsApp
Divulgação/WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (16) a chegada de anúncios aos Status (área similar aos Stories do Instagram) e novos recursos para promover e assinar canais na plataforma

As novidades colocam o mensageiro numa situação mais parecida com os “irmãos” Instagram e Facebook, também da Meta, visto que ambos permitem que empresas promovam serviços e divulguem anúncios pagos. 

Para o usuário, as propagandas podem ajudar a encontrar serviços personalizados, mas também podem atrapalhar a experiência com muitos anúncios. Para as empresas, os novos recursos podem ampliar a estratégia de participação dentro do app, muito usado para conversões e atendimento direto a clientes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como as novidades vão funcionar

A primeira novidade está nos Status: a seção vai mostrar anúncios patrocinados de empresas durante a navegação, em meio aos posts de outros contatos salvos no mensageiro. 

O WhatsApp informa que analisa dados como localização, idioma, canais seguidos e interações com propagandas para determinar quais anúncios serão mostrados. Além disso, pode considerar as preferências com base em outras redes sociais da Meta caso a pessoa tenha conectado o app à Central de Contas.

Com relação aos canais, o app vai destacar opções promovidas no topo da lista, além de permitir assinaturas pagas para receber conteúdo exclusivo. O modelo é similar ao que já acontece no concorrente Telegram.

Privacidade mantida 

A empresa reforça que os novos anúncios não afetam a privacidade das conversas individuais, ainda protegidas por criptografia de ponta a ponta. Além disso, o app afirma não compartilhar o número de telefone do usuário com os anunciantes e não considera as conversas pessoais para determinar quais anúncios serão veiculados.

As novidades foram liberadas nesta segunda-feira e empresas interessadas já podem acessar a plataforma WhatsApp Ads para experimentá-las.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: WhatsApp "Procurando novas mensagens" | Como remover essa notificação e ativar as categorias delas