Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp pode perder o backup ilimitado de mensagens no Google Drive

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Janeiro de 2022 às 10h23

Link copiado!

Imagem: M. H./Pixabay
Imagem: M. H./Pixabay

O WhatsApp aparentemente não terá mais backups ilimitados no Google Drive. Linhas de código recentemente adicionadas ao aplicativo encontradas pelo site WABetaInfo mostram que o armazenamento tomado pelas mensagens salvas não mais será infinito e dividirá espaço com os arquivos e as fotos salvos na nuvem.

Desde que os backups do WhatsApp foram introduzidos em 2018, celulares Android tinham a vantagem de poder salvar cópias de conversas sem comprometer o armazenamento limitado do Google Drive — e sem precisar pagar nada. Contudo, há cerca de três meses, o WABetaInfo percebeu que o Google queria mudar essa regra.

Continua após a publicidade

Na ocasião, o WhatsApp desenvolvia uma seção para gerenciar o backup em nuvem com facilidade, permitindo que o usuário escolhesse quais dados fossem salvos — áudios, vídeos, documentos, outras mídias, configurações e mais. Agora, o mensageiro dá mais um passo nessa direção, com novas linha de código que informam sobre o armazenamento limitado do Google Drive.

As linhas encontradas mostram que o WhatsApp informará que o backup do Google Drive mudou e, portanto, seria possível alterar o que deveria ser salvo ou não, já que o espaço não seria mais irrestrito. Para complementar, avisos no app serviriam para alertar quando o armazenamento estivesse quase ou completamente cheio.

Google aperta o cerco com o armazenamento grátis

Continua após a publicidade

Essa não seria a primeira vez que o Google retiraria o armazenamento gratuito de usuários: no ano passado, a empresa cortou de vez o backup ilimitado do Google Fotos e, desde então, toda mídia salva na nuvem passou a contar no espaço disponível para a conta — que, se for gratuita, disponibiliza apenas 15 GB.

Quando a limitação do backup do WhatsApp começará a valer ainda é um mistério, mas a cada adição no aplicativo essa mudança de política fica mais próxima. Vale ficar de olho nas próximas atualizações do app, já que devem dar contornos melhores para essa indesejada mudança.

Fonte: WABetaInfo