Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp prepara bloqueio de print de foto de perfil no iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Maio de 2024 às 10h12

Link copiado!

Bilddatenbank/VisualHunt
Bilddatenbank/VisualHunt
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp deve começar a bloquear prints de fotos de perfil também no iOS. Uma nova atualização da versão Beta do popular aplicativo de mensagem no sistema da Apple mostra que o recurso já está sendo testado e deve ser liberado para todos os usuários em breve.

Ainda não há previsão de quando o update 24.10.10.70 vai chegar aos iPhones, mas essa é uma novidade que já era esperada há algum tempo. Em março, a Meta lançou uma atualização para o Android que já trazia esse tipo de restrição, impedindo que terceiros capturassem a tela com a foto de seus contatos. Assim, era apenas uma questão de tempo para que também fosse disponibilizada no iOS.

Continua após a publicidade

A razão por trás da medida é óbvia: mais segurança e privacidade. A ideia é diminuir as brechas usadas por golpistas, que usam fotos de perfil do WhatsApp para criarem contas falsas e extorquir dinheiro enquanto se passam por outras pessoas. Esse tipo de ação criminosa é bastante comum e a empresa tenta minimizar a ação de criminosos.

Outro ponto é o próprio compartilhamento não autorizado da imagem. Assim, o app vai impedir que alguém salve a sua foto de perfil e a envie para outros contatos. 

Importante destacar que o mensageiro já possui um ajuste de privacidade que não mostra a imagem de perfil para números que não estão salvos na sua agenda, mas a mudança nos prints pode criar uma camada extra de segurança para evitar outras situações de clonagem de conta. 

Como o bloqueio vai funcionar?

Assim como já acontece no Android, quem tentar tirar um print da sua foto de perfil no WhatsApp vai se deparar com uma mensagem de erro na tela. No caso do iOS, porém, o recado é ainda mais direto, com uma tela avisando o usuário que a captura é bloqueada e que se trata de uma medida para proteger a privacidade de todos.

No sistema do Google, a restrição é um pouco mais sutil. Ao tentar capturar a tela, há apenas um pequeno alerta avisando que a função não está disponível naquele momento.

Não está claro, porém, se a atualização para iPhones vai trazer melhorias em relação àquilo que foi apresentado no Android, sobretudo em suas falhas. Como apontado pelo Canaltech, o bloqueio funcionava apenas em contas individuais, mas não em capas de grupos e canais.

Continua após a publicidade

Vale pontuar ainda que a medida do WhatsApp minimiza, mas não resolve o problema de segurança e privacidade, já que as fotos ainda podem ser salvas na versão do app para computadores.