Como impedir print no WhatsApp | Visualização única
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Impedir prints no WhatsApp é uma excelente maneira de reforçar a privacidade no app. As mídias de visualização única não permitem que outra pessoa capture a tela, portanto, se você não quer que compartilhem suas fotos ou vídeos no WhatsApp, a solução é usar o recurso.
- 9 detalhes de privacidade da foto de visualização única no WhatsApp
- Como enviar fotos e vídeos de única visualização no WhatsApp Web
Além de bloquearem as tentativas de captura de tela, as mídias expiráveis não permitem download da imagem na galeria.
O que são mensagens de visualização única no WhatsApp
Essa função no WhatsApp permite enviar fotos ou vídeos que só podem ser visualizados uma única vez pelos destinatários. Após sair da visualização, o arquivo é apagado. O recurso é similar ao que existe no Direct do Instagram, nas DMs do Snapchat e nas mídias autodestrutivas do Telegram.
Quando a função foi implementada, ainda era possível tirar print da tela. O aplicativo foi posteriormente atualizado e exibe um aviso sobre o bloqueio da captura nessas situações. No iPhone, o WhatsApp informa que “a captura de tela foi bloqueada para maior privacidade”.
É importante diferenciar as mensagens de visualização única das mensagens temporárias do WhatsApp. A segunda opção é usada para trocar mensagens (de texto ou de mídia) que expiram após um período determinado pelo próprio usuário, mas ainda permite capturas de tela.
Como impedir print no WhatsApp
- Abra o WhatsApp e envie qualquer vídeo ou foto. É possível selecioná-las pelo ícone de clipe ou tirar uma foto com o ícone de câmera;
- Digite uma legenda se considerar necessário. Antes de enviar, toque no ícone com o número 1 para ativar o modo de visualização única;
- Envie a mensagem. Toda tentativa de print da tela será bloqueada pelo aplicativo.
No WhatsApp Web, o mensageiro exibe uma notificação sobre a mensagem e alerta que só o conteúdo pode ser visualizado apenas nos celulares para evitar capturas de tela.
Apesar do bloqueio, o WhatsApp não informa ao usuário que outra pessoa tentou tirar o print.