Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp começa a liberar criptografia em backup de conversas no iOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Outubro de 2021 às 11h55

Link copiado!

Reprodução/ HR Asia
Reprodução/ HR Asia
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp pode liberar em breve um recurso para dar mais segurança: a proteção do backup das conversas com a criptografia de ponta a ponta. Essa é uma novidade que já havia sido antecipada, em fase de testes àquela altura, mas que está pronta para chegar em breve aos testadores beta do iOS, inclusive na versão empresarial.

Na prática, essa adição funcionará da mesma forma como na criptografia de conversas: somente o emissor e o receptor da mensagem possuem as chaves para compreender o conteúdo. Se alguém consegue interceptar os dados, só vai enxergar caracteres embaralhados, sem obter o acesso a fotos e vídeos nem escutar áudios.

Continua após a publicidade

Com o backup criptografado, todas as conversas armazenadas no iCloud serão bloqueadas para acesso não autorizado, mesmo que a pessoa consiga adentrar na nuvem com seu ID Apple roubado. Somente o dono do aparelho de onde a cópia de segurança foi originária conseguirá interpretar os dados, nem mesmo WhatsApp, Facebook ou Apple teriam acesso.

Para saber se sua conta foi uma das contempladas com a novidade, é preciso acessar as configurações do programa, procurar por "Conversas", localizar "Backup de conversas" e ver se a opção "Backup criptografado de ponta a ponta" vai aparecer.

Desative o backup automático do iCloud

Aqui cabe uma ressalva: ao ativar esse recurso, você deverá desabilitar o backup do seu dispositivo nas configurações do iPhone — o iOS já faz essa cópia de segurança de modo automatizado, mas ela não tem a camada extra de proteção. Para executar a mudança é só seguir até os ajustes, buscar pela opção do iCloud, pressionar em "Gerenciar Armazenamento", localizar o item "Backup" e desativar o WhatsApp dali.

Continua após a publicidade

Tenha em mente que fazer isso desabilitará a restauração automática do histórico de chat do WhatsApp, por isso você precisará fazer a recuperação manual caso mude de telefone ou formate o aparelho. Nesses dois exemplos, será necessário recordar da senha para fazer o desbloqueio dos dados, então o ideal é deixá-la anotada em um papel próximo ao seu computador ou guardado em um lugar seguro, caso contrário você perderá todo o armazenamento.

Ainda não há previsão de quando o recurso será liberado para o Android e nem se desembarcará de modo definitivo para usuários da versão estável do WhatsApp.

Fonte: WABetaInfo