Como entrar nas Comunidades do Twitter e convidar seus amigos

Como entrar nas Comunidades do Twitter e convidar seus amigos

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 13 de Setembro de 2021 às 07h00
Alveni Lisboa/Canaltech

O Twitter (Android l iOS l Web) recentemente atraiu os holofotes ao lançar mais uma novidade: as Comunidades. Esse recurso, que explodiu no Orkut, chegou ao Facebook e ao Reddit, agora está disponível em uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros. Diante dessa notícia, o Canaltech decidiu resolver algumas dúvidas importantes.

Como você pode imaginar, as Comunidades são uma forma de reunir usuários com gostos e interesses em comum. Através deste tutorial, você descobrirá como criar a sua própria comunidade, entrar naquelas já disponíveis e convidar seus amigos para participarem também. Antes do passo a passo, contudo, vale ressaltar que o recurso acabou de chegar ao público e ainda está sujeito a mudanças.

Atualmente, a novidade não pode ser acessada por qualquer usuário da plataforma azul. Para entrar em um grupo, é preciso receber um convite de um membro — recurso que, rapidamente, se tornou um escasso. O processo de criação de uma comunidade, aliás, é ainda mais restrito. Contudo, para a felicidade dos curiosos, o Twitter garantiu que tais limitações são temporárias.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como entrar nas Comunidades do Twitter

Conforme citado anteriormente, somente usuários convidados por outros membros podem acessar a novidade. Caso você tenha um bilhete premiado em mãos, veja como utilizá-lo da maneira correta.

Passo 1: na aba de Mensagens do Twitter, acesse a conversa onde está o convite e clique sobre ele;

Clique no convite para começar. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: caso seja a sua estreia nas Comunidades do Twitter, você verá uma janela que explica como a ferramenta funciona. Para avançar, dê um toque em "Confira";

Aproveite esse momento para entender melhor a ferramenta. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: finalmente, para entrar na comunidade, selecione o comando "Ingressar" à direita da tela;

Clique em "Ingressar" para tornar-se membro. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: confira as regras da comunidade e, por fim, selecione o botão "Concordar e ingressar".

Assim como no Orkut, Facebook e Reddit, as comunidades podem ter regras. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Como convidar seus amigos

Assim que você se torna um membro de uma comunidade, cinco convites são adicionados à sua conta, cujo envio é feito através de mensagens diretas do Twitter. A seguir, aprenda como fazê-lo.

Passo 1: para convidar outras pessoas, acesse a aba de Comunidades, na parte inferior da tela. A opção é representada pelo ícone de dois perfis sobrepostos;

Aqueles que já são membro de algum grupo, ganham uma aba dedicada no app. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: no canto superior direito da tela, clique no botão de três pontos;

Clique no menu de três pontos para exibir mais opções. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: agora, dê um toque em "Convidar membros" (logo abaixo do comando, você verá os convites restantes);

Cada membro tem apenas cinco convites para distribuir. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: na parte superior da página, localize e clique sobre o campo de busca. Digite o nome de um usuário e confirme;

Busque por um amigo. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: para concluir, selecione o botão "Convidar". Imediatamente, o Twitter enviará uma mensagem direta com o convite.

Ao clicar no botão "Convidar", a solicitação será imediatamente enviada. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Embora você possa convidar quem quiser, os grupos possuem um número máximo de membros. Portanto, escolha com sabedoria, mas tente não demorar muito. Do contrário, os seus convites perderão toda a utilidade.

Como criar Comunidades no Twitter

A ferramenta recém-lançada já ganhou muitos adeptos. Ainda assim, trata-se de algo incipiente. Em razão disso, o processo de criação de Comunidades está funcionando quase que à manivela. Ao contrário do Facebook, que possui esse mecanismo de interação há tempos, a plataforma azul exige o preenchimento de um formulário de interesse — o que, inclusive, não garante que a comunidade cadastrada sairá do “papel”.

Assim que a novidade amadurecer, os usuários devem ganhar mais controle. Mas, até lá, veja como inscrever a sua própria comunidade.

Passo 1: para criar uma comunidade no Twitter, acesse o formulário de interesse. Em seguida, preencha os campos de identificação com o seu nome de usuário e o endereço de e-mail. Feito isso, avance para a próxima etapa;

Em alguns casos, o Twitter poderá preencher os dois primeiros campos automaticamente. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: agora, explique o tema da comunidade, bem como o seu público-alvo. Por fim, clique em "Submit";

Para enviar a solicitação, é preciso acessá-la através da sua conta na rede social. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: na próxima tela, você verá uma confirmação de recebimento. Nesse espaço, o Twitter informa que a proposta será analisada. Não é estipulado, contudo, prazo para resposta. Portanto, você deve aguardar o contato da rede social.

Envie e torça para que a sua solicitação seja aprovada! (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como entrar nas Comunidades do Twitter, inscrever-se e convidar os seus amigos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.