WhatsApp libera uso de proxy para combater censura na Internet
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O WhatsApp começou a permitir que os usuários usem servidores proxy para burlar problemas de infraestrutura na internet ou governos autoritários. A partir desta quinta-feira (5), uma nova opção nas configurações do mensageiro poderá ser ativada para usar o redirecionamento da conexão.
- WhatsApp encerrará suporte a quase 50 celulares na virada do ano
- WhatsApp prepara forma de transferir diretamente chats entre celulares Android
O mensageiro ressalta que a ferramenta deve ser usada com cautela, pois o endereço de IP pode ser visível para o provedor de proxy, que não é o WhatsApp. Ative somente se tiver algum problema de conectividade ou se for uma pessoa politicamente perseguida.
"Nosso desejo para 2023 é que esses desligamentos da internet nunca ocorram. Interrupções como as que vimos no Irã por meses a fio negam os direitos humanos das pessoas e impedem que as pessoas recebam ajuda urgente", disse o WhatsApp.
O programa criou uma página específica para ensinar as pessoas a criarem seus próprios servidores privados, no intuito de ajudar familiares, amigos ou colegas de trabalho com a internet bloqueada. Para a conexão ao WhatsApp funcionar, o proxy deve estar configurado para a porta 80, 443 ou 5222 e um domínio (ou subdomínio) que indique o endereço IP do servidor.
O que é proxy no WhatsApp?
Proxy funciona como uma VPN, porém de modo mais limitado, possibilitando a conexão aos servidores por rotas diferentes. É uma ferramenta fundamental para quem mora em locais onde a internet é controlada pelas autoridades, mas também pode ser usada para otimizar a conexão, já que os dados trafegam por caminhos "menos congestionados".
Como de costume, o WhatsApp reforçou que todas as informações trafegadas, inclusive mídias e status, seguirão protegidas por criptografia de ponta a ponta. Somente a pessoa que enviou e o destinatário podem ter acesso aos conteúdos — se alguém tentar interceptar verá apenas dados bagunçados. Nem mesmo a Meta ou os desenvolvedores do programa conseguirão visualizar as mensagens trocadas.
O recurso já está disponível no WhatsApp para iOS e para Android. É necessário ativar a opção nas configurações do aplicativo, pois isso modificará a rota para se conectar ao serviço de mensagens.
Como ativar o proxy no WhatsApp?
Para se conectar através de um proxy no Zap, você deve seguir o passo a passo:
- Toque no menu de opções do WhatsApp (três pontos no Android, ícone de roldana no iOS);
- Escolha "Configurações", no Android — no iOS você já está no local certo;
- Procure na tela por "Armazenamento e dados";
- Desça novamente para visualizar a opção "Configurações do servidor proxy";
- Ali você verá um interruptor para ligar;
- Faça isso e digite o endereço do servidor desejado.
Como já mencionado, o WhatsApp não fornece um número de servidor proxy, por isso fica a critério do usuário encontrá-lo. Lembre-se de só usar servidores seguros para evitar uma exposição indevida.
Em agosto de 2022, o mensageiro emitiu uma declaração na qual disse que não quebrará criptografia de chats a pedido de governos. O diretor do WhatsApp, Will Cathcart, disse que a empresa seria “muito tola” ao abaixar a guarda do app, mesmo para casos de investigação de criminosos.
O aplicativo reforça sempre a eficácia do seu mecanismo de proteção, como forma de evitar a perseguição e invasão de privacidade. A página de segurança do programa ressalta o funcionamento pormenorizado da criptografia de ponta a ponta.