Publicidade

WhatsApp prepara forma de transferir diretamente chats entre celulares Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Janeiro de 2023 às 14h23

Link copiado!

Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash
Imagem: Mariia Shalabaieva/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp trabalha numa forma de transferir o histórico de conversas entre dispositivos Android sem depender do armazenamento do Google Drive. A função encontrada numa prévia do mensageiro pelo site WABetaInfo deve possibilitar a migração de aparelhos de forma direta, sem exigir a ativação do backup na nuvem.

A possível novidade não substituiria a migração tradicional pela nuvem, mas daria ao usuário mais opções para fazer a mudança de dispositivos. A nova opção “Chat transfer to Android” (ou “Transferência de chat para Android”, em português) foi encontrada em Configurações > Conversas, mas não oferece detalhes sobre como vai funcionar além do nome do botão.

Continua após a publicidade

A princípio, a ferramenta permitiria transferir o histórico de conversas de um celular Android para outro sem depender de um servidor remoto em nuvem. Não se sabe se a funcionalidade será mais rápida do que o download pela internet, tampouco como será feita, mas proporcionará vantagens importantes, como evitar o envio do backup para o Google Drive para tê-los no celular novo.

Backup ainda é importante

Manter as conversas salvas em backup no Google Drive continua indispensável para o usuário do WhatsApp. A ferramenta permite recuperar as conversas mesmo quando o celular original não está mais disponível por qualquer razão — roubo ou defeito, por exemplo.

Ter mais opções de transferência, porém, também é crucial: o usuário pode decidir quando utilizar o armazenamento em nuvem para trocar de celular ou, se achar conveniente, fazer a migração de forma direta pela ferramenta nova.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Backup vai ser limitado?

Em janeiro do ano passado, surgiu a expectativa de que o backup ilimitado de conversas do WhatsApp no Google Drive seria suspenso. Na época, a suspeita apareceu a partir da inclusão do gerenciamento de espaço para backup, em que o usuário poderia escolher especificamente o que preservar das conversas na nuvem.

Desde então, nada foi comentado sobre o assunto, mas o achado remete a essa possível limitação. Talvez, no futuro, usuários tenham que ceder espaço do armazenamento do Google Drive para guardar conversas e, para não impedir a migração de conversas daqueles que não quiserem salvar nada na nuvem, o WhatsApp estaria desenvolvendo uma alternativa.

Contudo, isso tudo é apenas especulação e não há qualquer confirmação acerca do armazenamento limitado de conversas. Por enquanto, resta ficar atento aos próximos comunicados do mensageiro.

Continua após a publicidade

Fonte: WABetaInfo