Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp lança atalho para facilitar pagamentos pelo aplicativo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Novembro de 2021 às 17h08

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (18) a chegada de um recurso para ajudar o usuário a enviar e receber dinheiro pelo serviço de pagamento do app. Trata-se de um ícone da moeda brasileira, o Real (R$) para mostrar aos usuários que eles podem transferir recursos financeiros por ali. O atalho fica no campo de digitação de texto do aplicativo, do lado clipe de papel (para anexar arquivos) e da câmera.

A melhoria já estava presente na versão beta do programa há alguns meses, mas agora chega em definitivo para todos no app estável. A partir de agora, qualquer usuário no sistema iOS e Android poderá acessar rapidamente o serviço ofertado pelo WhatsApp Pay, seja para comprar e vender produtos, seja para enviar quantias para algum amigo ou parente.

Continua após a publicidade

Lançado em maio, o serviço de pagamentos do WhatsApp possibilita a transferência instantânea de dinheiro para seus contatos, com a mesma facilidade com que enviam uma foto ou um áudio. Segundo a plataforma, não há cobrança de taxas e toda transação é feita de modo criptografado, sem acesso do WhatsApp ou de terceiros não autorizados.

Configurar o serviço é fácil, basta seguir o passo a passo a seguir:

WhatsApp de olho no 13º salário

Continua após a publicidade

Este é o momento ideal para trazer o recurso, já que os brasileiros estão próximos do final do ano, período de recebimento do décimo terceiro salário e das tradicionais compras da Black Friday. A plataforma de bate-papo quer aproveitar o Natal e o Ano Novo para incentivar o usuário e transferir dinheiro para seus entes queridos e acredita que essa adição "capacitará mais pessoas a participarem da economia digital".

O serviço de pagamentos está disponível para qualquer pessoa que tenha um cartão de débito, pré-pago ou vinculado a um dos bancos participantes, das bandeiras Visa ou Mastercard. Por enquanto, somente estão liberadas transações entre brasileiros e operadas em moeda local, conforme as regras estipuladas pelo Banco Central.

Confira o tutorial de como transferir dinheiro entre contas no WhatsApp:

Continua após a publicidade

Há cerca de duas semanas, alguns códigos no app de testes do WhatsApp sugeriram que os desenvolvedores trabalham em uma funcionalidade de cashback para retornar parte do valor transferido e incentivar os pagamentos na Índia. Na mesma linha, foi descoberto um experimento no qual a plataforma poderia solicitar um documento de identificação formal do usuário para transferir, o que poderia ser apenas uma restrição para alguns países específicos — o Brasil provavelmente não é um deles.