Publicidade

WhatsApp deve começar a pedir identificação do usuário para realizar pagamentos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Outubro de 2021 às 15h48

Link copiado!

Divulgação: WhatsApp
Divulgação: WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp pode começar a solicitar ao usuário a verificação de identidade como requisito para efetuar pagamentos na plataforma. Novas linhas de código identificadas no app de testes do mensageiro sugerem a necessidade de apresentar documentos de identificação para continuar a utilizar esse tipo de recurso.

Hoje, o sistema do WhatsApp Pay não solicita nenhuma comprovação individualizada da pessoa, exceto o próprio cartão de crédito. No Brasil, o aplicativo usa a plataforma Facebook Pay para validar os cartões de crédito ou débito do usuário antes de concluir as transações, enquanto na Índia (o maior mercado do serviço) só é necessário um número de telefone vinculado à conta bancária.

Continua após a publicidade

Como não há posicionamento oficial da companhia sobre isso, não dá para saber do que se trata essa iniciativa. Pode ser que os desenvolvedores pretendam adentrar em um novo mercado no qual a legislação exija a validação de documentos de identidade, o que não afetaria a operação por essas bandas, mas também há possibilidade de exigência de autoridades sobre esse tipo de operação, no intuito de coibir fraudes ou lavagem de dinheiro.

Na Índia, outros aplicativos com modelagem similar ao WhatsApp Pay, como o Google Pay e PhonePe, não exigem comprovação para receber ou transferir dinheiro. Por outro lado, os sistemas de carteiras digitais exigem a verificação conforme regras locais da RBI, órgão regulador similar à Receita Federal indiana. Se for isso, é provável que a plataforma esteja prestes a apresentar uma carteira digital para uso do WhatsApp Pay, com recursos extras além dos atuais.

Até que haja uma manifestação oficial do Facebook sobre a mudança, tudo não passa de testes e mera especulação. O Canaltech acompanhará esse assunto para trazer novidades em primeira mão.

Fonte: XDA-Develpers