WhatsApp deve simplificar o processo de denunciar mensagens inapropriadas

WhatsApp deve simplificar o processo de denunciar mensagens inapropriadas

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Setembro de 2021 às 13h08
Reprodução/WhatsApp

O WhatsApp foi centro de uma polêmica recente por supostamente acessar conversas de usuários quando estas são denunciadas — para ajudar no contexto, as quatro mensagens anteriores à denunciada são expostas para avaliadores. Isso parece ter tido algum impacto negativo da empresa, afinal a última versão beta para Android trouxe a capacidade de denunciar mensagens únicas.

O modelo atual de denúncia é usado para oferecer suporte aos avaliadores na tomada da decisão de penalizar ou não aquele contato. Entretanto, isso pode expor dados pessoais, fotos, vídeos ou outras informações sensíveis de conversas, o que vai contra a política de privacidade da companhia.

Além de denunciar uma única mensagem, o recurso permite bloquear a pessoa (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Segundo o site WABetaInfo, especializado em vazar recursos do app, este formato em testes vai permitir a seleção de uma única mensagem, no bate-papo individual ou em grupo e também nas conversas com contas empresariais. A versão 2.21.20.1 traz a nova modalidade no menu suspenso, junto com a opção de copiar: ao ser tocada, abre uma caixa de diálogo para confirmar a denúncia e também para bloquear o contato.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como é algo em fase de testes, não dá para saber quando e nem se o recurso chegará nas versões estáveis do app. A única certeza é que a repercussão negativa não causou boa impressão para os desenvolvedores, razão pela qual decidiram fazer o ajuste para preservar as pessoas.


Fonte: WABetaInfo  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.