Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Suas conversas do WhatsApp agora estarão mais protegidas; saiba por quê

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Setembro de 2021 às 14h39

Link copiado!

Reprodução/WhatsApp
Reprodução/WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp anunciou que a criptografia de ponta a ponta para backups de mensagens será finalmente disponibilizada para todos, nesta sexta-feira (10). O mensageiro do Facebook permitirá que usuários tranquem as próprias conversas com uma chave de encriptação de 64 caracteres que nem ele, nem Google ou Apple, terão acesso.

A adoção da proteção por criptografia em backups é opcional, e quem ativar a ferramenta deverá guardar a chave de encriptação ou criar uma senha específica para acessá-la. Se a senha for perdida, será possível reestabelecer as conversas mediante a apresentação da chave, mas se a combinação de caracteres for esquecida, nenhum chat será restaurado em uma nova instalação do WhatsApp.

Quando uma senha é criada, o Facebook armazena a chave de encriptação em um Módulo de Segurança em Hardware (HSM, na sigla em inglês). Depois disso, o componente só entra em ação quando o acesso é devidamente autenticado, levando o utilizador às conversas armazenadas na nuvem — iCloud, em dispositivos Apple, ou Google Drive, no Android.

Continua após a publicidade

Se o usuário insere a senha errada repetidas vezes, a chave de 64 caracteres se torna inacessível — e, por consequência, as conversas também ficam trancadas. O Facebook não tem acesso às chaves de encriptação, mas saberá que ela existe no HSM. O componente estará presente fisicamente nos servidores da companhia, e não com a Apple ou o Google.

Bom para uns, questionada por outros

A criptografia de ponta a ponta, embora seja uma adição valiosa para a privacidade dos usuários, é alvo de críticas de alguns governantes. O governo da Índia, por exemplo, ameaça obrigar que a proteção seja suspensa em aplicativos de mensagens — para as autoridades locais, a retirada de mecanismos de proteção permitiria encontrar a origem fake news.

Continua após a publicidade

Segundo o WhatsApp, a criptografia de ponta a ponta será liberada para os usuários de Android e iOS ao longo das próximas semanas, então não se espante se a novidade ainda não apareceu para você. Pela iminência da liberação, vale ficar de olho na Play Store e na App Store para baixar atualizações pendentes do app.

Fonte: WhatsApp