Publicidade

WhatsApp testa forma de proteger seu número de telefone nas comunidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Agosto de 2022 às 10h20

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp permitirá ocultar o seu número de telefone dentro das Comunidades, os supergrupos que ainda não estrearam na plataforma aqui no Brasil. A nova opção de privacidade encontrada pelo site WABetaInfo ajudará a evitar contatos indesejados de outros participantes desses espaços.

É a primeira vez que uma função como essa aparece no mensageiro — até agora, é impossível ocultar o próprio número para outras pessoas de um grupo, por exemplo. A atenção para esse problema havia sido anunciada pela empresa numa entrevista com o The Verge em abril, mas até então o recurso não havia dado as caras no mensageiro.

Continua após a publicidade

Esconder o próprio número tem suas utilidades: dessa forma, o usuário evita a exposição desnecessária do próprio contato para desconhecidos, coisa que pode gerar inconvenientes. No WhatsApp, a função foi encontrada com o nome “Phone number sharing” ("Compartilhamento de número de telefone", em tradução livre) e poderá ser encontrado na seção “Informações do grupo” — quando “desligado”, a sequência numérica é ocultada para os demais membros.

Somente nas Comunidades

Nas Comunidades do WhatsApp, o usuário poderá escolher se deseja esconder o próprio contato de todos os subgrupos ou abrir exceções para chats específicos. Ainda não se sabe detalhes sobre a ferramenta — se, por exemplo, será possível entrar em chat direto com alguém que tenha número ocultado (e, assim, descobrir seu contato).

Agora, a função ainda está em desenvolvimento e naturalmente nem testadores têm acesso a ela por enquanto. Vale ressaltar que a função será exclusiva para Comunidades, portanto, diferente do que acontece no Telegram, não será possível ocultar seu próprio telefone no WhatsApp nos demais cenários.

Continua após a publicidade

Fonte: WABetaInfo