WhatsApp Beta libera passkeys para mais segurança no iPhone
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco | •
Depois de anunciar o suporte às passkey (chaves de segurança, em inglês) no Android, o WhatsApp começou a distribuir a novidade na versão Beta do aplicativo para iPhone. O recurso oferece o acesso à conta sem senha e com mais segurança através de um certificado validado por biometria ou pelo código do celular.
A novidade, revelada pelo site WABetaInfo no último domingo (3), surgiu na versão 24.4.10.78. A atualização já está disponível para quem participa do programa experimental do mensageiro, mas a ferramenta ainda não foi liberada para todos.
Passkey no WhatsApp Beta para iOS
A nova versão dá sequência ao anúncio feito pela Meta, controladora do WhatsApp, no fim de 2023. Na época, a empresa apresentou o suporte às chaves de segurança no app para Android, mas ainda sem dar uma previsão de liberação ao app para iPhone.
Meses depois, a Meta começou a desenvolver o suporte à modalidade de segurança para o iOS. Mesmo assim, não era possível utilizar a ferramenta tanto na versão Beta quanto no canal estável.
A liberação da modalidade começou nesse fim de semana, segundo o site especializado no mensageiro. Na versão 24.4.10.78, algumas pessoas receberam o acesso ao certificado digital. Contudo, ainda não há previsão de liberação da ferramenta a todos os usuários.
Como funciona a passkey no WhatsApp
Como acontece no app para Android, a passkey do WhatsApp para iOS corta a necessidade de receber o código de seis dígitos por SMS ou por ligação. No lugar, basta autenticar o certificado digital que fica guardado no iCloud Keychain, o cofre digital de logins e senhas da Apple.
Isso significa que, ao trocar de iPhone, basta cadastrar a conta do iCloud no dispositivo e fazer o login no WhatsApp com a biometria ou código de bloqueio de tela.
Esse procedimento é opcional e não impede o acesso da conta no Android — mesmo ao ativá-lo, você ainda consegue acessar a conta com o método tradicional.
O que é passkey?
A passkey, como as chaves de segurança são mais conhecidas, oferece uma alternativa às senhas através de um certificado armazenado em locais seguros, como cofres digitais ou dispositivos removíveis (YubiKey e afins).
Ao habilitar o protocolo, o uso de senha para fazer login se torna opcional ou até desnecessário, a depender do serviço. No lugar, a plataforma utiliza o arquivo de autenticação para liberar o acesso à conta, computador e afins.
O certificado, por outro lado, é protegido pelas camadas de segurança do cofre. No caso do iCloud Keychain do iOS, você consegue acessá-lo com o leitor de impressões digitais (Touch ID), reconhecimento facial (Face ID) ou código do iPhone.
Justamente por não utilizar senhas, a passkey promete mais proteção aos serviços e dispositivos pois corta o problema do vazamento de credenciais pela raiz. A chave de segurança também promete mais agilidade durante os acessos.
Fonte: WABetaInfo