Publicidade

WhatsApp lança reações com emojis e permitirá até 512 pessoas por grupo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2022 às 17h19

Link copiado!

Alesia Gritcuk/Unsplash. Montagem: Caio Carvalho
Alesia Gritcuk/Unsplash. Montagem: Caio Carvalho
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp lançou um conjunto de melhorias para fortalecer as Comunidades do aplicativo nesta quinta-feira (5). O pacotão de novidades traz as reações com emojis às mensagens, envios de arquivos com até 2 GB de tamanho e a possibilidade de criar grupos com até 512 participantes.

As reações encabeçam a lista por ser um dos principais pedidos dos usuários. A partir de agora, você poderá enviar emojis para expressar emoções sobre mensagens de texto, áudios, vídeos e arquivos enviados nas conversas individuais ou chats em grupo.

Continua após a publicidade

O objetivo do mensageiro é oferecer uma forma rápida e divertida de se comunicar, além de reduzir a quantidade de mensagens nos grupos. Em vez de dizer que amou aquela publicação, você poderá apenas mandar um coração. A promessa do programa é melhorar ainda mais o recurso, com mais expressões para complementar a experiência.

As novidades foram liberadas em uma atualização recente, já disponível na Google Play Store (Android) e na App Store (iOS). O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil e um dos mais utilizados no mundo, logo essas ferramentas podem fortalecer

Arquivos maiores

Uma pedra no sapato do WhatsApp era o limite de envio de arquivos com até 100 MB. Isso era um empecilho para uso profissional da plataforma, afinal vídeos, áudios e até apresentações de Power Point podem superar esse teto com muita facilidade.

Continua após a publicidade

Agora, o mensageiro liberou a transferência de até 2 GB por vez e com a proteção da criptografia de ponta a ponta. A adição amplia em quase 20x o limite anterior, além de abrir portas para novos usos do programa para empresas e grupos escolares.

Para melhor aproveitamento, o WhatsApp recomenda o uso de Wi-Fi para transferência de arquivos grandes. O aplicativo agora exibe um contador que mostra o progresso da transferência ao enviar ou baixar arquivos, bem como uma estimativa de quanto tempo falta para a conclusão.

Comunidades do WhatsApp

Continua após a publicidade

Com exceção do Brasil, usuários do WhatsApp poderão adicionar até 512 pessoas nos grupos. A ideia é facilitar o trabalho de moderação, já que mais pessoas reunidas significam menos grupos para vigiar, daqueles que trabalham com difusão de conteúdo — e antes precisava gerenciar 2 grupos simultaneamente, em vez de apenas 1.

Essa quantidade ainda é bem inferior ao rival Telegram, mas já mostra um importante avanço no uso do WhatsApp para difusão de comunicados, notícias e assuntos de interesse das pessoas. Por aqui, existe o temor de isso ser usado para disseminar notícias falsas ou desinformação neste período que antecede as eleições, portanto os brasileiros só devem receber a novidade no final do ano ou em 2023.

O WhatsApp não menciona a questão eleitoral como um motivo para não implantar as comunidades no comunicado oficial, mas essa é provavelmente a causa. Desde que anunciou o recurso, autoridades brasileiras se mexeram para barrar a chegada por aqui, justamente para não incentivar a disseminação de mentiras neste momento tão delicado.

Há pouco mais de 10 dias, o Ministério Público Federal (MPF) pediu ao WhatsApp para introduzir as Comunidades somente no início de 2023. Integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também manifestaram na imprensa seus temores da implementação do recurso por aqui.