Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vivaldi integra Mastodon no navegador para desktop

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Dezembro de 2022 às 14h11

Link copiado!

Reprodução/Vivaldi
Reprodução/Vivaldi

O Vivaldi passou a oferecer integração direta com o Mastodon na nova versão 5.6. A empresa também lançou uma instância na rede social chamada Vivaldi Social, a qual será usada pelos usuários que se cadastrarem via navegador. Quem já possui uma conta do Vivaldi poderá usar as mesmas credenciais para acessar o serviço.

O Vivaldi Social ficará posicionado na barra lateral do navegador para desktop, usada para agrupar funções utilitárias, fazendo do app o primeiro a ter essa funcionalidade. Com a conta conectada, os usuários terão muito mais facilidade para criar posts no Mastodon, considerado uma alternativa viável ao Twitter.

Segundo os desenvolvedores, o recurso surgiu porque eles "amam a ideia de redes sociais distribuídas e baseada em padrões abertos". A plataforma do mamute oferece uma comunicação direta, sem algoritmos de distribuição, propagandas, rastreamento ou coleta de dados pessoais.

Continua após a publicidade

A conexão com o navegador é feita por meio do padrão Activity Pub, protocolo de mensagens recomendado pelo World Wide Web Consortium (W3C). Qualquer plataforma ou aplicativo que implemente o ActivityPub torna-se parte de uma enorme rede social, também é chamada de Fediverso (“federado” + “universo”). Esse protocolo de comunicação é o mesmo usado pelo Tumblr para se integrar ao Mastodon, anunciado no mês passado.

A instância Vivaldi Social permitirá a comunicação com qualquer pessoa no Mastodon, independentemente de qual utilizam. Não é preciso usar o navegador Vivaldi para conversar com cadastrados na Vivaldi Social.

O que mudou no Vivaldi 5.6?

Continua após a publicidade

A nova versão do navegador também permite fixar pilhas de abas, assim o usuário pode economizar espaço na parte superior e ainda evitar o fechamento indevido. Também foi adicionado o mecanismo de busca You, considerado mais privado que o Google e o Bing, para tornar as pesquisas na web otimizadas — infelizmente, ainda não funciona no Brasil.

A página de configurações do programa também foi bem reformulada. O objetivo, segundo a empresa, era facilitar a descoberta de recursos com mais rapidez. A área passou a contar com cores em cada categoria e ícones ilustrativos ao lado das opções, facilitando a identificação visual de cada.

Todas as novidades podem ser conferidas no Vivaldi 5.6, disponível para Windows, macOS e Linux. Quem quiser experimentar a Vivaldi Social sem baixar o navegador pode fazê-lo diretamente pelo site da instância.