Publicidade

Novo Vivaldi aposta em agenda de compromissos e integração com e-mail

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Outubro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/Vivaldi
Reprodução/Vivaldi

O navegador Vivaldi 5.5 foi lançado nesta quinta-feira (6) tendo como destaque novos recursos, especialmente o Painel de Tarefas. Usuários poderão criar e acompanhar suas tarefas ou compromissos com muito mais eficiência sem precisar interromper a navegação.

Segundo os desenvolvedores, o painel vai permitir a adição de datas de vencimento de contas, programar repetições para alarmes, marcar locais físicos, acrescentar descrições e URLs, além de definir lembretes. Essa é um ajuste curioso para um navegador, já que este tipo de atividade costuma ser focada nos gerenciadores de e-mail, como o Outlook e o Gmail.

Continua após a publicidade

As tarefas que precisam ser realizada no dia devem aparecer na guia principal do calendário, com ênfase maior. Já os demais compromissos ficarão alocados na aba Agenda do Vivaldi, ressaltadas na data e horário correto.

O programa também promete facilitar as configurações de contas de e-mail, graças à integração a "serviços populares". A promessa é de o Vivaldi Mail puxar automaticamente dados do servidor para que a pessoa insira apenas as credenciais (login e senha).

Mais rapidez e estabilidade

Como toda atualização de navegador, os desenvolvedores garantem ter feito melhorias para deixar a navegação mais rápida. Não foram especificadas quais mudanças ocorreram, mas a expectativa é de acesso mais rápido a partir do momento que digita a URL na barra de endereços até a exibição do site.

Continua após a publicidade

O Vivaldi 5.5 também passou a oferecer suporte ao layout Snap no Windows 11. A mudança permitirá o redimensionamento automático ao arrastar uma ou mais janelas para preencher toda a tela. Serão seis tipos diferentes de designs para fazer caber até quatro janelas na tela de uma só vez — ideal para quem precisa participar de várias videochamadas simultâneas, por exemplo.

Quem já possui o navegador instalado precisará apenas clicar no menu de engrenagem, ir na guia "Geral" e ativar a opção de baixar updates na área de "Atualizações". Já para quem nunca usou o Vivaldi, é só baixá-lo no site oficial e experimentar.

Entre as principais vantagens do Vivaldi estão o bloqueio de anúncios e rastreadores, a tradução integrada de páginas e os painéis personalizáveis. É possível ainda importar favoritos, webapps ou arquivos de outros navegadores. Em junho, o programa ganhou o suporte aos clientes de e-mail, leitor de RSS e calendário embutido.