Vai curtir o Carnaval? 5 truques para deixar o seu WhatsApp mais seguro
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi |

O Carnaval é sinônimo de rua cheia, celular na mão e atenção dividida, o que aumenta o risco de perda, furto ou roubo de smartphones e as chances de golpes digitais. Como o WhatsApp concentra conversas pessoais, informações sensíveis e até dados financeiros, reforçar a segurança do aplicativo antes da folia é uma medida importante para evitar dores de cabeça.
- Como recuperar conversas apagadas do WhatsApp | Android e iOS
- O WhatsApp é criptografado? Entenda como funciona a proteção do app
5 dicas para aumentar a segurança do WhatsApp no Carnaval
Confira cinco dicas para manter seu WhatsApp seguro durante o Carnaval:
- Ative as “Configurações rigorosas da conta”
- Proteja conversas com senha
- Configure a autenticação em duas etapas
- Evite se conectar a redes Wi-Fi públicas
- Ative o backup automático
1. Ative as “Configurações rigorosas da conta”
O WhatsApp agora tem um conjunto de configurações rigorosas para elevar o nível de proteção da conta. Com esse modo ativado, o aplicativo aplica restrições para dificultar ataques e tentativas de exploração por desconhecidos, como bloqueio automático de mídias enviadas por números fora da agenda e a limitação de algumas funções consideradas sensíveis.
2. Proteja conversas com senha
Mesmo que alguém consiga acesso ao celular, a proteção por senha ou biometria impede que os chats do WhatsApp sejam abertos. Além disso, é possível trancar conversas específicas, que ficam ocultas da tela principal e solicitam autenticação para serem acessadas.
3. Configure a autenticação em duas etapas
A verificação em duas etapas é uma das principais ferramentas contra a clonagem de conta. Com ela ativada, o WhatsApp pede um PIN de seis dígitos sempre que houver tentativa de ativar a conta em um novo aparelho.
Assim, mesmo que um alguém consiga acesso ao chip, não será possível concluir o login sem esse código. A recomendação é criar um PIN difícil de adivinhar e guardá-lo em um local seguro fora do celular.
4. Evite se conectar a redes Wi-Fi públicas
Redes Wi-Fi abertas, comuns em eventos e locais turísticos durante o Carnaval, podem ser usadas para interceptar dados. Muitas dessas conexões não possuem criptografia adequada, o que facilita ataques silenciosos.
Sempre que possível, o ideal é usar a conexão de dados móveis (4G ou 5G), especialmente para acessar o WhatsApp, redes sociais e aplicativos bancários, assim, você reduz o risco de expor informações sensíveis.
5. Ative o backup automático
Em caso de perda ou roubo do celular, o backup automático garante que suas conversas não sejam perdidas. Com cópias salvas na nuvem, é possível restaurar mensagens e arquivos em um novo aparelho com facilidade.
O recurso pode ser ativado nas configurações do WhatsApp e funciona como uma medida de segurança tanto para emergências quanto para trocas inesperadas de dispositivos.
Confira outros conteúdos do Canaltech:
- Por que o WhatsApp só envia códigos de segurança para o celular? Veja o motivo
- WhatsApp: 8 dicas para aumentar a privacidade e segurança do app
- WhatsApp, Telegram ou Signal: qual é o app mais seguro?
VÍDEO: WhatsApp Sendo ESPIONADO Sem Você Saber! 😱