TikTok vai ocultar imagens de vídeos com conteúdos perturbadores

Por Rubens Eishima | 15 de Dezembro de 2020 às 14h10
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre

TikTok

Saiba tudo sobre TikTok

Ver mais

A ByteDance anunciou uma atualização das suas diretrizes da comunidade no TikTok, esclarecendo alguns pontos e alterando outros com o objetivo de criar um ambiente acolhedor na rede social. Entre as principais mudanças está o lançamento de uma tela de confirmação para exibição de conteúdos que possam ser classificados como fortes ou perturbadores.

De acordo com a empresa, vídeos do tipo já não são recomendados pelo algoritmo da rede social, para reduzir a exposição do público a conteúdos impróprios. A nova tela permitirá que o usuário veja a gravação ou pule para a próxima sugestão do TikTok.

Políticas de uso

O anúncio da ByteDance destaca ainda pontos alterados nas diretrizes para esclarecer as regras, ou ainda para exemplificar condutas proibidas na rede social. As atualizações inclusive já estão disponíveis nas páginas em português da rede social:

  • Ajuste de temos relacionados à saúde mental e distúrbios alimentares, com o objetivo de não normalizar atitudes nocivas;
  • Esclarecimentos sobre comportamentos proibidos na plataforma como doxxing, stalking e assédio sexual;
  • Um novo tópico de atividades prejudiciais dentro do ponto “Segurança de menores”;
  • Descrição aprimorada sobre o que é considerado apologia à violência no tópico “Extremismo violento”.
App oferecerá sugestões para procurar ajuda (Imagem: divulgação/TikTok)

Ajuda

Além do ajuste das regras, o TikTok anunciou que irá oferecer dicas para quem procura por termos relacionados a suicídio e automutilação. O app listou como exemplos ações como conversar com alguém de confiança, explorar atividades que tragam felicidade, conectar com o mundo ao redor e refletir sobre o que é importante.

A mudança se soma à atual ferramenta que lista entidades de ajuda e valorização da vida em alguns países, e faz parte das iniciativas da rede social para combater conteúdos traumáticos.

COVID-19

Outra novidade anunciada pela ByteDance é uma atualização do portal com informações sobre o novo coronavírus. A seção dentro do TikTok incluirá perguntas e respostas sobre as vacinas contra a COVID-19, com informações de especialistas.

TikTok terá FAQ sobre vacinas (Imagem: divulgação/TikTok)

As atualizações no TikTok (Android | iOS) devem ser disponibilizadas ao longo das próximas semanas no aplicativo. As regras de uso e diretrizes da comunidade podem ser conferidas nos links abaixo.

Fonte: TikTok (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.