WhatsApp supera TikTok e é o app mais baixado em novembro
Por Rubens Eishima |
O WhatsApp quebrou uma sequência que vinha desde o ano passado e retomou o primeiro lugar no ranking de downloads para celulares. Segundo a Sensor Tower, responsável pelo levantamento, o app de mensagens deixou o TikTok para trás e liderou a lista pela primeira vez em 2020.
- TikTok lidera receita e downloads nas lojas oficiais de apps em outubro
- TikTok e Among Us dominam lista de mais baixados do trimestre nas lojas de apps
- TikTok é o app mais baixado do mundo em agosto de 2020; confira a lista completa
2020 foi mesmo o ano da rede social chinesa de vídeos curtos. O app do TikTok só não liderou o ranking mensal de downloads da consultoria em abril — quando o mundo instalou o Zoom para respeitar as recomendações de distanciamento social — e agora em novembro com o WhatsApp.
A última vez em que o app de mensagens do Facebook liderou o ranking foi em dezembro de 2019. Na ocasião, o app ficou à frente justamente do TikTok, seguido do Facebook, Messenger e Instagram.
Segundo os números da Sensor Tower — que não incluem lojas de aplicativos de terceiros —, o WhatsApp teve cerca de 58 milhões de instalações em novembro, sendo que 30% do total veio da Índia e 10% da Nigéria.
O TikTok registrou quase 55 milhões de instalações, com quase 12% delas vindas da China e 8% da Indonésia. O top 5 é completado pelo aplicativo do Facebook (incluindo as instalações da versão Lite), o app de previsão do tempo Weather & Radar USA e o Instagram.
TikTok lidera em faturamento
Apesar de ter perdido a liderança em downloads para o WhatsApp, o TikTok manteve o primeiro lugar no ranking de faturamento. Mesmo com uma décima posição do ranking na Google Play Store, a rede social de vídeos liderou a lista no iPhone, seguida do app do YouTube.
De acordo com a Sensor Tower, o app chinês registrou um aumento de 3,7 vezes o faturamento de novembro de 2019, com um total de 123 milhões de dólares (cerca de R$ 630 milhões) no mesmo mês deste ano. 85% do valor veio da China — onde o app é conhecido como Douyin —, seguido dos Estados Unidos (8%) e Turquia (2%).
Vale destacar a colocação do aplicativo da Netflix e, especialmente, da Disney+. O novo serviço de streaming começa a sair do período de avaliação gratuita para muitos usuários, cujas assinaturas são responsáveis pelo quarto lugar do serviço de Mickey, Marvel e companhia.
Outra presença curiosa é a liderança do Google One no ranking do Android, e o oitavo lugar na lista agregada. O app é uma assinatura de serviços da empresa, que oferece entre outras coisas, backups automáticos e maior espaço de armazenamento, o que vai ser especialmente útil como fim da hospedagem ilimitada no Google Fotos.