Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Maps terá "visão imersiva" tridimensional parecida com Apple Maps

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Maio de 2022 às 18h38

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google anunciou um novo modo imersivo para o Maps nesta quarta (11), durante o Google I/O 2022. Numa pegada semelhante ao Street View, mas vista de cima, a Immersive View (“Visualização Imersiva”, em tradução livre) mostrará uma miniatura tridimensional do lugar escolhido, com base em informações já presentes no mapa, junto com dados em tempo real, como trânsito e lotação.

A exibição tridimensional acontece graças a uma combinação de imagens geradas por computador e capturas do Street View, a tradicional visualização panorâmica do Maps. O resultado parece uma maquete rica em detalhes, com carros passando pelas ruas e pessoas povoando lugares abertos, cuja navegação lembra jogos com perspectiva isométrica, mas com alta fidelidade com o mundo real.

Continua após a publicidade

Esta adição aparentemente é uma resposta à concorrência do Apple Maps. No ano passado, a Maçã incrementou o mapa digital com ricas miniaturas 3D de grandes metrópoles, recheadas de detalhes de pontos turísticos.

“[A Visualização Imersiva”] é uma coisa em que tínhamos demonstrações anos atrás [...], mas não funcionou. Agora, a tecnologia percorreu um longo caminho para tornar [a visualização] bastante natural”, disse a vice-presidente de engenharia do Google, Liz Reid. A executiva afirma, também, que o recurso suporta uma quantidade limitada de locais por enquanto (San Francisco, New York, Los Angeles, Londres e Tóquio), mas que mais lugares estarão a caminho.

Passeio completo

Além de exibir uma maquete fiel ao mundo real, a Visualização Imersiva também possibilita a renderização de ambientes fechados. Os mesmos dados da plataforma podem proporcionar visitas virtuais para restaurantes famosos, lojas e outros pontos públicos, indo além do que o Street View tradicionalmente oferece.

Continua após a publicidade

Rotas mais econômicas

Para complementar, o Maps agora poderá exibir rotas mais econômicas para passear de carro. A ideia do Google é colaborar com a economia de combustível e, como consequência, preservar o meio ambiente da emissão desnecessária de gases.