Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 ganha última versão beta antes do lançamento oficial

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Julho de 2022 às 08h49

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Hoje (13), o Android 13 recebe a última versão beta. A quarta atualização experimental do sistema operacional abre caminho para o lançamento final que, considerando o adiantamento, pode chegar um pouco antes do esperado.

Assim como as anteriores, essa atualização não introduz nenhuma novidade marcante. O foco aqui é incrementar a estabilidade do sistema operacional e deixar tudo pronto para que desenvolvedores possam adaptar seus aplicativos.

Continua após a publicidade

O Google não entra em detalhes quanto ao lançamento, mas menciona que a versão final do Android 13 está “apenas algumas semanas de distância”. Vale lembrar que o Android 12 foi lançado em outubro do ano passado, enquanto o Android 11 chegou em setembro de 2020.

O que vem no Android 13?

Diferente do que aconteceu no Android 12, o Android 13 é uma atualização mais discreta visualmente. O update traz mudanças importantes em usabilidade, incrementa a privacidade do usuário com profundidade — inclusive, com decisões polêmicas por parte do Google — e alguns extras em personalização.

Outro diferencial do novo sistema do Google deve ser a adaptabilidade para dispositivos com telas grandes (tablets e dobráveis). No ano passado, a empresa optou por lançar o Android 12L, uma versão inteiramente adaptada do SO, dessa vez, porém, o SO deve ser o pacote completo.

Continua após a publicidade

Quando lança o Android 13?

Ainda é difícil cravar a data de lançamento do Android 13, mas o sistema deve chegar mais cedo que a versão anterior. É importante ressaltar, contudo, que a distribuição do Android se difere do iOS, uma vez que o Google é responsável somente pela liberação do sistema para fabricantes, desenvolvedores e celulares da casa, a linha Pixel.

É fato, portanto, que a linha Pixel será a primeira a receber o sistema operacional. Porém, não deve demorar muito tempo para que as demais marcas comecem a liberar suas respectivas atualizações.