TikTok e Among Us dominam lista de mais baixados do trimestre nas lojas de apps
Por Diego Sousa | 02 de Outubro de 2020 às 14h30
A empresa de consultoria de mercado Sensor Tower divulgou nesta quinta-feira (2) os resultados do terceiro trimestre de 2020 das lojas de aplicativos Play Store e App Store. Repetindo os excelentes números do trimestre passado, as duas plataformas registraram 36,5 bilhões de instalações entre julho e setembro deste ano, impulsionadas pelo "boom" do game Among Us e do aplicativo TikTok.
- Google Play vs App Store | Devs ganham muito mais dinheiro na loja da Maçã
- EUA quer que Apple e Google alertem sobre possíveis riscos de apps estrangeiros
Conforme aponta os dados, o crescimento maior que o normal no último trimestre reflete o impacto contínuo da COVID-19 nos gastos dos consumidores em aplicativos. Apesar de muitos países já estarem relaxando as medidas de isolamento social para evitar a disseminação do coronavírus, algumas regiões, principalmente da Europa, enfrentam uma nova onda de reinfecção pelo vírus, o que incentiva as pessoas a permanecerem em casa.
Os números do terceiro trimestre representam um aumento de 23,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve quase 30 milhões de instalações nas duas lojas online. Do total, a App Store foi responsável por 8,2 bi de downloads, 900 milhões a menos que o alcançado no 2º tri de 2020, enquanto a Play Store permaneceu na média dos 28 bilhões de downloads.
Apesar de registrar um número de downloads muito menor que a Play Store, a App Store arrecadou mais no período, fechando o 3º tri deste ano com aproximadamente US$ 19 bi, contra "apenas" US$ 10,3 bi da loja do Google. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 31% e 33,8%, respectivamente.
TikTok se mantém no topo
Novamente, o TikTok foi o aplicativo mais baixado do trimestre em ambas as plataformas, além do mais lucrativo. De acordo com os resultados, o app de vídeos curtos registrou um aumento de 800% na receita em comparação com o terceiro trimestre de 2019. Vale lembrar que a rede social foi recentemente proibida na Índia, um de seus principais mercados, e também pode ser banida dos Estados Unidos.
Logo abaixo, os serviços de Mark Zuckerberg (Facebook, WhatsApp e Instagram) seguem entre os cinco apps mais baixados do período, seguido pelo serviço de videoconferências Zoom e a plataforma de vídeos YouTube.
Jogos em alta
O segmento de jogos mobile também registrou altas significativas durante o terceiro trimestre deste ano. Segundo a Sensor Tower, US$ 29 bi foram gastos pelos usuários em games nas duas lojas online, um aumento de 26,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Do total, a App Store foi responsável por US$ 12,4 bi, resultado 24% maior que os US$ 10 bi alcançados no terceiro trimestre de 2019. A Play Store segue com arrecadação menor (US$ 8,5 bi), mas representou um aumento maior no período quando comparado com a rival, com 30,8% ano a ano.
Entre os títulos responsáveis pelos aumentos nas duas plataformas estão os chineses Honor of Kings e PUBG Mobile, da Tencent. Pokemon GO e Garena Free Fire também se destacaram.
O cenário muda quando mudamos para o número de downloads de jogos: a App Store registrou somente 2,3 bi de instalações durante o 3º tri, uma queda de 4,2% em relação ao mesmo período de 2019. A Play Store, por sua vez, teve um aumento de 36,8%, fechando com 11,9 bi de downloads.
Como era esperado, o sucesso Among Us, disponível para dispositivos Android e iOS gratuitamente, foi o jogo mais baixado entre julho e setembro deste ano. Outros sucessos gratuitos, como Subway Surfers, Talking Tom Friends e Garena Free Fire também se destacaram.
Fonte: Sensor Tower