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Threads testa feed com colunas estilo TweetDeck na versão web

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

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Divulgação/Meta
Divulgação/Meta

O Threads começou a testar uma nova interface baseada em colunas na versão para navegadores. O visual organiza a rede social em uma série de feeds fixados na tela que podem ser personalizados pelo usuário — algo muito semelhante ao que o antigo TweetDeck (atual X Pro) fazia com o Twitter.

A novidade foi anunciada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em post na plataforma. De acordo com o chefe do Instagram, Adam Mosseri, é possível fixar colunas com pesquisas, contas específicas, notificações, posts salvos e hashtags favoritas. 

Por enquanto, o novo visual foi liberado apenas para um grupo limitado de testadores e ainda não há uma previsão de lançamento para todas as contas na rede. 

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TweetDeck do Threads?

Basta olhar para a nova interface para perceber a forte inspiração no antigo TweetDeck — embora os executivos da Meta não mencionem o nome da plataforma concorrente. O aplicativo usava a API do Twitter e também possuía uma distribuição entre colunas, além de outras ferramentas adicionais que não estavam no app oficial da antiga Rede do Passarinho 

A ferramenta fez tanto sucesso que foi comprada pelo próprio Twitter em 2011. Após a aquisição de Elon Musk, surgiram rumores sobre o fim do TweetDeck, mas a plataforma mudou de nome para X Pro e fez parte do pacote de recursos oferecidos pela assinatura X Premium. 

A escolha pelo visual de colunas no Threads ajuda na organização dos conteúdos na rede e pode trazer uma nova base de usuários que gostavam do recurso no concorrente, mas não queriam pagar pela ferramenta.

Threads já tem 150 milhões de usuários

A plataforma de textos da Meta ainda não completou um ano de existência, mas já alcançou uma marca expressiva: são 150 milhões de usuários ativos mensalmente. O rival do X teve alta popularidade nos primeiros dias de lançamento, com 100 milhões de cadastros nos primeiros 5 dias, depois viu boa parte do público ir embora no mês seguinte e agora parece ter encontrado o caminho ideal — além disso, inserções do Threads no Facebook e no Instagram também podem ter contribuído para a fama da rede social.