Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telegram suspende postagens pagas no iOS após reclamação da Apple

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Outubro de 2022 às 09h07

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Apple

O Telegram encerrou o uso das publicações pagas no iOS devido a uma reclamação da Apple. Segundo o CEO do Telegram, Pavel Durov, os criadores estavam recebendo a soma total das quantias pagas por fãs e assinantes pelas postagens, o que desagradou a Maçã, que cobra uma taxa sobre as transações feitas no seu ecossistema.

“Infelizmente, recebemos a notificação da Apple de que eles não estavam satisfeitos com os criadores de conteúdo monetizando seus esforços sem pagar um imposto de 30%”, escreveu ele. “Como a Apple tem controle total sobre seu ecossistema, não tivemos alternativa a não ser desativar essas postagens pagas em dispositivos iOS”.

Muitos usuários usaram bots de pagamento de terceiros para vender publicações individuais pagas em seus canais. A ideia era parecida com a aplicada ao OnlyFans, no qual as pessoas podem pagar quantias para ver fotos ou acessar vídeos exclusivos.

Continua após a publicidade

O problema é que as transações do Telegram no iPhone precisam ser processadas pelo sistema de pagamento da Apple, conforme as diretrizes da loja oficial. A empresa desconta 30% das compras de aplicativos e complementos efetuados via App Store. Esse elevado percentual é uma das maiores críticas de quem lida com games e softwares nos dispositivos da Gigante de Cupertino.

Relação nada amistosa entre Telegram e Apple

Durov é um ferrenho crítico da Apple e aproveitou o momento para desferir mais ataques à empresa. Ele disse que a companhia "abusa de seu domínio de mercado às custas de milhões de usuários que estão tentando monetizar seu próprio conteúdo". O CEO do Telegram acredita que os órgãos reguladores de vários países precisam adotar medidas antes que a Apple "destrua mais sonhos e esmague mais empreendedores".

Continua após a publicidade

Por enquanto, o Telegram seguirá trabalhando em possíveis alternativas para permitir que os criadores possam ganhar dinheiro com o conteúdo. Ele disse que pretende ajudar a fazer isso "fora do ecossistema restritivo da Apple".

Vale lembrar é preciso muita cautela para fazer isso de modo correto. A Maçã não costuma ser muito amistosa quando o assunto é seu lucro e pode banir sem dó quem tenta passar-lhe a perna. A Epic Games é um claro exemplo disso, quando teve o game Fortnite banido da App Store por fornecer um método externo de pagamento.

Ontem (27), o Telegram começou a vender nomes de usuário como propriedades registradas em blockchain. Os compradores poderão usar o endereço personalizado do mensageiro como quiser, inclusive para especular e vender mais caro no futuro. Esta é outra forma encontrada pelo mensageiro para monetizar o serviço e ainda permitir a obtenção de lucro pelos revendedores.