Novas regras de privacidade do WhatsApp geram onda de cadastros no rival Signal
Por Rubens Eishima | •
O aplicativo de comunicação criptografada Signal registrou atrasos no processo de cadastro nesta quinta-feira (7), devido a um volume acima do normal de novos usuários. O problema, que foi solucionado na sexta (8), acontece em meio à mudança nas políticas de privacidade do WhatsApp, que começou a alertar os usuários sobre as alterações.
Na última semana, o principal aplicativo de mensagens do ocidente passou a notificar que a nova política de privacidade entra em vigor em fevereiro. A nova regra, que passará a ser obrigatória para quem quiser utilizar o WhatsApp, deixa claro que os dados pessoais no app passarão a ser compartilhados com o grupo Facebook, podendo ser combinados com informações da própria rede social e do Instagram.
Ao que tudo indica, a mensagem do WhatsApp assustou alguns usuários, que procuraram (e instalaram) alternativas como o Signal (Android | iOS | Windows). O volume de novos registros sobrecarregou o sistema de envio de códigos de verificação do app.
O armazenamento de informações pelo Facebook, dona do WhatsApp, não inclui o conteúdo de mensagens e mídias, criptografadas de ponta-a-ponta. A tecnologia usada pelo mensageiro, aliás, foi herdada do próprio Signal, pioneiro no uso da técnica.
Telegram faz piada
Outra alternativa popular ao WhatsApp, o Telegram (Android | iOS | Windows/Mac/Linux) aproveitou as novas regras do rival para uma brincadeira. A conta oficial do aplicativo no Twitter publicou um meme provocando o “Zap” e sua dona:
Fonte: Signal