Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Siri está prestes a se tornar menos útil para interagir com apps que não Apple

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Julho de 2021 às 18h44

Link copiado!

Foto: David Grandmougin (Unsplash)
Foto: David Grandmougin (Unsplash)
Tudo sobre Apple

Quando lançou uma assistente virtual, a Apple planejava entregar o máximo possível de integração com os apps da própria companhia e de terceiros. Mas isso pode mudar a partir do iOS 15, já que a empresa pretende reduzir os tipos e as quantidades de comandos executados por meio do Siri.

Em uma página de suporte a desenvolvedores, a Maçã afirma que comandos do SirKit não terão mais suporte oficial a partir do lançamento dos próximos sistemas operacionais. Serão 22 comandos que perderão as funções, dentre as quais estaria a chamada direta de um Uber e a busca por imagens no Google Fotos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Outra perda que poderá ser bastante sentida é a capacidade de usar o Siri para aplicativos de tarefas. O assistente virtual não seria mais capaz de criar listas, excluir conteúdos ou redigir notas em programas como o Todoist ou o Things 3. Essas exclusões poupavam tempo do usuário, que poderia apenas dar as coordenadas do que ser feito, mas agora precisarão executar tudo manualmente.

As finanças também podem sofrer com o fim do suporte ao SirKit. Apps capazes de realizar pagamentos, transferir dinheiro ou executar ações relacionadas podem deixar de ter a integração. Nem mesmo o CarPlay escapou da lista de cortes: definir fontes de áudio, ajustar a temperatura do ar condicionado e arrumar os bancos deverão ser feitos pelo próprio usuário, sem intermédio do assistente.

Para minimizar o impacto, a Maçã recomenda aos desenvolvedores atualizar aplicativos para remover materiais promocionais que tratem da capacidade de usar o Siri para realizar tarefas. Não será preciso remover as APIs do SiriKit do código, mas é importante ressaltar eles receberão um aviso ao atentar compilar os arquivos com o Xcode.

Qual o objetivo da Apple?

Continua após a publicidade

Não está claro porque a gigante de Cupertino tomou essa decisão de forma tão repentina e com quase nenhuma divulgação. Como a companhia é acusada de condutas antitruste, seria mais compreensível se ela adotasse o caminho inverso: oferecer ainda mais suporte para terceiros como forma de “descolar” sua imagem das acusações.

Por outro lado, pode ser que a empresa pense em adicionar uma nova forma de executar essas tarefas. A Apple planeja criar atalhos por voz que acionariam tarefas específicas e isso seria aplicável a apps de terceiros. Desse modo, se a pessoa tentar criar um comando inválido, o Siri apenas responderia que isso é inválido.

As mudanças devem afetar não somente o novo iOS, mas também o iPadOS 15, ‌macOS Monterey‌ e ‌watchOS 8‌. O jeito é aguardar por mais detalhes antes de qualquer conclusão. Na sua opinião, porque a Apple teria reduzido esse apoio? Deixe sua resposta nos comentários.

Fonte: Apple