Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheças as mudanças da Siri no iOS 15

Por| Editado por Bruno Salutes | 16 de Julho de 2021 às 21h50

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

A prévia do iOS 15 na WWDC21 deste ano revelou diversas novidades que virão aos usuários na próxima grande atualização do iPhone. Entre elas, a assistente virtual presente no smartphone e em aparelhos da Apple, a Siri, também receberá melhorias importantes, mas, conforme testamos aqui no Canaltech, muita coisa ainda não foi disponibilizada para o idioma português (Brasil).

Reconhecimento offline: principal novidade da Siri

Apesar de não informar o quão aprimorada estará a Siri neste ano, a Apple revelou recursos que são bem-vindos ao iPhone. O principal destaque, no entanto, não está disponível para a Siri em nosso idioma: o processamento de voz no dispositivo com reconhecimento de comandos offline.

Continua após a publicidade

No iOS 15, a assistente virtual em inglês e outros idiomas específicos é capaz processa as solicitações de voz apenas no dispositivo, utilizando o processador A12 Bionic ou superior (iPhone XR, XS ou mais recente), e não dependerá mais do retorno feito comumente ao servidor — a não ser que decida compartilhá-lo com a Apple.

Caso queira utilizá-la em um idioma compatível com o recurso, as opções de interação com a Siri offline são inúmeras, como ativar alarme, controlar a reprodução de música, modificar configurações do sistema (ativar modo claro/escuro, modo avião, economia de energia e outros), além de iniciar aplicativos. Tudo isso é feito graças à tecnologiaNeural Engine, que permite modelos de reconhecimento de voz com alta qualidade.

Testamos alguns outros recursos adicionados pela Apple que não funcionam para a voz brasileira, como:

Continua após a publicidade
  • Consultar contato na tela para enviar mensagens e fazer ligações
  • Compartilhamento de itens na tela (fotos, páginas do Safari, músicas do Apple Music, entre outros).

Novos recursos presentes na Siri brasileira

A boa notícia é que existem melhorias bastante úteis que estão presentes à nossa Siri. A compreensão de voz, por exemplo, é uma função que aprende a rotina do usuário enquanto utiliza a assistente no dia a dia. Também inclui reconhecimento de palavras que digita normalmente no teclado, contatos cuja interação é maior e outras habilidades. Esta novidade também requer um chip A12 Bionic ou superior.

Outra novidade que facilita bastante a interação com a Siri é o aprendizado do contexto. A assistente de voz é capaz de entender o contexto de uma solicitação e dar respostas baseadas na primeira pergunta. Por exemplo, se perguntar "O Morumbi Shopping está aberto?", você pode perguntar, em seguida, "Como chegar lá?" e a Siri entenderá seu pedido.

Continua após a publicidade

Gostou das novidades? Comente o que você achou do aprimoramento da Siri para o iOS 15.