Saudades do Windows 3.1? Gambiarra no iPad revive sistema clássico da Microsoft

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Julho de 2021 às 13h43
Reprodução/How-to Geek

O Windows 3.1 foi uma popular versão do sistema operacional da Microsoft. Na época, ele era considerado revolucionário por trazer uma interface gráfica intuitiva, um modelo de janelas ajustáveis e diversas outras facilidades. Isso foi há muitos anos, antes de sequer se sonhar com internet móvel ou iPads.

Agora, no entanto, os donos do tablet da Apple podem apelar para o saudosismo e relembrar esse passado não tão distante. Não se trata de um app nem de gambiarra: dá para fazer tudo apenas usando os arquivos de instalação do Windows e uma cópia do iDOS 2, disponível na App Store.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Primeiramente, é necessário copiar os arquivos de instalação do sistema operacional para o iPad. Se tiver os disquetes originais, e, portanto, a autorização de uso, é só copiar o conteúdo para uma pasta e copiá-la para o armazenamento interno do dispositivo. Dá também para buscar pela imagem do Windows 3.1 na web já prontinha para usar.

iDOS revive a experiência do Windows 3.1 no iPad (Imagem: Reprodução/App Store)

Se você quer o passo a passo de como fazer esses procedimentos, basta acessar o site do How-to Geek e seguir o tutorial.

Depois, é só entrar no iDOS e fazer a instalação normal, como se estivesse no MS-DOS dos computadores da época da pedra. Vale lembrar que este app costuma ser retirado da loja da Apple de tempos em tempos, por isso pode ser que você não o encontre agora.

Não há nenhuma vantagem ou benefício de usar o Windows 3.1 no iPad além do desejo de matar a saudade. Os programas compatíveis são apenas aqueles projetados para o sistema, não sendo possível usar os principais recursos do tablet, como câmera, microfone ou Wi-Fi.

Esta matéria menciona o Windows 3.1, mas ela poderia se referir a qualquer outro sistema operacional da Microsoft compatível com o MS-DOS. Por isso, se você gosta de outras versões, dá para experimentar e ver se roda certo. Não se esqueça de voltar aqui para compartilhar sua experiência com o Canaltech, combinado?

Fonte: How-to GeekiDOS

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.