Publicidade

iOS 4 é recriado como um aplicativo para iPhone

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Junho de 2021 às 11h05

Link copiado!

BenGeskin/Twitter
BenGeskin/Twitter

O iOS 4 foi lançado há quase 10 anos e marcou o início de uma era em que a Apple abandonou a nomenclatura iPhone OS. Além disso, o novo sistema operacional trouxe um visual mais moderno e recursos que deixaram os donos do iPhone empolgados. Agora, um jovem desenvolvedor de 18 anos, que era uma criança na época do lançamento, recriou o iOS 4 como um aplicativo.

Se você nunca teve a chance de usar o iOS 4 em um iPhone 3G, o OldOS oferece uma experiência muito próxima do que era usar um sistema móvel na década passada. Tudo foi construído usando o SwiftUI da Apple, por isso a experiência original foi preservada: animações, o antigo botão home do iPhone e até o feedback tátil, que começava a surgir com uma alternativa viável aos interruptores físicos.

Continua após a publicidade

Vários dos aplicativos integrados ao iOS 4 também foram recriados com suas aparências originais. O Fotos, por exemplo, permite que você visualize o rolo da câmera atual como faria há 10 anos, enquanto o Notes o transporta de volta aos post-its amarelos usados em um passado não tão distante assim.

Os únicos aplicativos que não funcionam tão bem são o Mensagens e o YouTube — a Apple costumava trazê-lo embarcado em seu sistema operacional. O desenvolvedor por trás do OldOS ainda não conseguiu corrigir os problemas de ambos, mas afirmou trabalhar em uma solução para deixá-los com os mesmos recursos e aparência de antigamente.

Também existem algumas coisas que simplesmente não funcionam, como a criação de pastas ou o recurso de agitar o celular para reorganizar os ícones da interface. Todo o resto é quase 100% funcional: você pode navegar na web normalmente com a antiga aparência do Safari ou encontrar aplicativos na App Store, que o redirecionará para a loja moderna caso você deseje instalar algum aplicativo.

Continua após a publicidade

Outras iniciativas semelhantes

O OldOs não é a primeira iniciativa desse tipo. Em dezembro de 2019, o Rewound foi lançado na App Store para transformar um iPhone em um iPod clássico. Na época, a Apple rapidamente retirou o aplicativo da loja porque entendeu que ele violava

Por enquanto, o OldOS está disponível no serviço TestFlight da Apple, usado para distribuir versões beta de aplicativos. Não se sabe se ele vai conseguir chegar à App Store ou se a Maçã vai vetá-lo antes, por isso é bom correr para baixar logo se você quer experimentar.

Continua após a publicidade

O código-fonte de todo o projeto está no GitHub, então, se você estiver disposto a compilá-lo no Xcode, ele viverá para sempre.

Fonte: Zane, The Verge