Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung vai licenciar o Tizen OS para smart TVs de outras marcas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Outubro de 2021 às 16h26

Link copiado!

Fábio Jordan/Canaltech
Fábio Jordan/Canaltech
Tudo sobre Samsung

A Samsung pretende liberar o seu sistema operacional para televisores inteligentes para outros fabricantes, conforme anunciado na Samsung Developer Conference (SDC) ontem (26). A gigante coreana afirmou trabalhar em conjunto com o Google e outras companhias para oferecer melhores recursos de videochamadas pelas TVs, além de monitoramento de saúde pelo Samsung Health — com uma webcam embutida para rastrear movimentos e dar feedbacks sobre treinos.

O Tizen OS é um dos trunfos da companhia e exclusivo dos televisores da marca até então, considerado um concorrente direto do Google TV e do webOS (LG). Agora, os fabricantes poderão solicitar o licenciamento da plataforma para embarcar o sistema por um "custo mínimo" — os valores não foram revelados — e uso da marca para promover produtos em eventos.

Continua após a publicidade

Durante a apresentação da SDC 2021, também houve o anúncio Tizen for Business, um serviço que oferece suporte a telas interativas em escolas, quiosques em shoppings e até mesmo displays em restaurantes, aeroportos e metrôs. A ideia é expandir o Tizen para além dos televisores comuns e torná-lo praticamente um sistema operacional móvel voltado para o ambiente laboral.

A estratégia dos sul-coreanos é replicar a estratégia bem sucedida do Google de garantir ampla penetração do sistema em novos mercados, em especial naqueles em que as pessoas não têm condições de aquirir os televisores mais caros da LG, Sony e da própria Samsung. Em fevereiro deste ano, a LG também havia anunciado uma modalidade de licenciamento do webOS a outros fabricantes.

No quesito televisores, a Samsung antecipou possíveis melhorias nos recursos voltados para jogos, como redução da latência e melhor calibração do HDR. Espera-se que esses recursos sejam totalmente integrados ao Tizen para proporcionar vantagens não somente para smart TVs de especificações mais avançadas, mas também de configurações mais modestas.

Fonte: Samsung