Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung encerra loja de aplicativos do Tizen

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Janeiro de 2022 às 12h09

Link copiado!

Samsung encerra loja de aplicativos do Tizen
Samsung encerra loja de aplicativos do Tizen
Tudo sobre Samsung

A Samsung encerrou oficialmente o suporte total aos celulares equipados com o sistema Tizen. Desde o dia 31 de dezembro de 2021, ninguém mais é capaz de acessar a loja de aplicativos do Tizen nem baixar ou atualizar apps. Isso não deve ser um problema muito grande, afinal a maioria das pessoas já utiliza celulares com Android, mas quem ainda tem aquele aparelho bem antigo pode ser afetado.

Desde junho do ano passado, a Samsung já havia interrompido o acesso de novos usuários à loja de programas do Tizen. Agora, a medida se expande aos demais cadastrados: ao acessar o aplicativo ou site da Tizen Store, um código de erro será exibido na tela.

Continua após a publicidade

Segundo a Tizen Help, o serviço foi fechado para os smartphones Samsung Z1, Z2, Z3 e Z4 em todos os países. O último modelo lançado com o Tizen OS foi o Z4, de 2017, com foco em atender o público não familiarizado com o Android e sem muita necessidade de recursos.

Facebook, WhatsApp, Instagram e vários games já haviam interrompido suporte à falecida plataforma nos últimos três ou quatro anos. Até mesmo o ACL, app que permitia rodar aplicações do Android no Tizen, já deixou de funcionar no sistema em 2018.

Adeus definitivo do Tizen em celulares

O Tizen OS já foi abandonado até para os relógios inteligentes: a série Galaxy Watch 4, do ano passado, foi criada sobre a plataforma Wear OS 3, desenvolvida graças a uma parceria entre a gigante coreana e o Google. Por enquanto, apenas modelos de smartTVs usam o antigo sistema operacional da Samsung — porém com uma estrutura diferente que não será afetada por este anúncio.

Continua após a publicidade

A Samsung parece empenhada em fortalecer o Android nos telefones, tanto que já começou a distribuir a versão 13 para modelos Galaxy em janeiro de 2022. A One UI 4.0, versão modificada do sistema do Google, foi entregue a aparelhos Galaxy S20 FE, A72, A52 e S10 Lite, além dos topos de linha S21, que haviam recebido em dezembro.

Fonte: Tizen Help