Publicidade

10 melhores apps de Android para você usar em 2022

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Dezembro de 2021 às 11h30

Link copiado!

Bruno Salutes/Pixabay
Bruno Salutes/Pixabay

Usuários do Android vão entrar em 2022 com a promessa de chegada do Android 12 e a expectativa para o Android 13, o que deve trazer mais uma tonelada de aplicativos para as pessoas se esbaldarem no próximo ano. Você deve ter uma dezenas de programas que utiliza (ou não) instalados no seu celular, mas sempre é bom conhecer alternativas para ajudar no cotidiano.

O Canaltech preparou uma listagem com algumas sugestões de ótimos apps para utilizar em 2022, listados conforme sua funcionalidade e com breves descrições do que cada um faz. Confira:

10. InShot

Continua após a publicidade

Um editor de vídeo simples e intuitivo: essa é a melhor definição para o InShot. O programa tem praticamente todas as ferramentas que usuários comuns precisam para editar vídeos, como cortar, inserir filtros, ajustar cores, colocar música, inserir adesivos ou escrever textos. Como o app possibilita a criação de slideshows com fotos, é possível também colocar transições, configurar várias trilhas de som e ajustar a velocidade.

Uma das coisas mais bacanas do app é o suporte a formatos populares nas redes sociais. Assim, você pode gerar conteúdos no tamanho ideal para colocar como post no Instagram, vídeo no TikTok ou no padrão 16:9 para o YouTube.

Continua após a publicidade

9. Canva

O Canva facilita o trabalho de criação de artes para quem não tem formação em design ou não sabe mexer em programas complexos com o Adobe Illustrador, o Corel Draw ou o Adobe Photoshop. Com vários modelos disponíveis, dá para criar cartões de visita, artes para redes sociais, panfletos, convites, folders e mais uma imensa gama de produções gráficas até para a impressão.

A vantagem do Canva para celular é a possibilidade de usar a interface de arrastar e clicar mais facilmente com os dedos e gestos do Android. Obviamente que o resultado não deve ficar tão bonito quanto um profissional especializado faria, mas pode ser um quebra-galho quando é preciso fazer algo mais urgente ou se não houver dinheiro para contratar um designer.

Continua após a publicidade

8. Nova Launcher

Personalização é a palavra que define o Nova Launcher. O programa permite uma completa customização do Android sem a necessidade de fazer root ou gambiarras no seu celular. É possível inserir modo claro ou escuro, trocar os ícones, mudar a fonte padrão, editar o layout das miniaturas, aplicar efeitos de sombra e mais uma dezena de opções.

Continua após a publicidade

7. Story Splitter

Para quem gosta de gravar vídeos e depois postá-los nos stories do Instagram, o Story Splitter é uma solução perfeita porque corta os conteúdos em pequenos pedaços para caber no formato. Além de ter uma interface bem simples e intuitiva, o programa oferece opções de recordar vídeos para posts no Instagram, WhatsApp, Facebook e Snapchat. A melhor parte: é 100% gratuito e sem limitações.

Continua após a publicidade

6. AZ Gravador de Tela

Embora o Android tenha um gravador de tela embutido, o AZ Gravador de Tela (Recorder, em inglês) traz algumas opções adicionais para deixar essa tarefa mais facilitada. Ele permite, por exemplo, fazer lives diretamente com o celular para o Facebook ou o YouTube, possui ferramentas extras de gravação como print de tela, uso da câmera do telefone e um pincel para você desenhar ou escrever enquanto captura.

Continua após a publicidade

O app oferece ainda uma central na qual o usuário pode ver os vídeos gravados e os prints feitos, além de ajustar as configurações do vídeo (resolução, bitrate, taxa de quadros, orientação), áudio e controles. É gratuito com propagandas, mas quem quiser pode pagar R$ 9,49 uma única vez para remover os anúncios.

5. Adobe Scan

Continua após a publicidade

Ter um scanner é coisa do passado, pois a maioria das pessoas hoje usa a câmera do próprio celular para registrar documentos. O Adobe Scan é o escaneador de documento oficial da Adobe e faz isso com excelente maestria. O sistema permite digitalizar praticamente qualquer formato de documento: identidade, carteira de motorista, cartão de vacina, contas ou comprovantes e outros formatos.

Um dos diferenciais é a possibilidade de fazer retoques para melhorar a leitura ou remover imperfeições, além de permitir localizar dados dos documentos graças a um sistema de busca com OCR. É possível, ainda, redimensionar e cortar tudo antes de transformar em JPEG ou PDF.

4. Computador remoto (Chrome Remote Desktop)

Continua após a publicidade

Apesar do nome, o Computador Remoto é um aplicativo do Google no Android voltado para o navegador Chrome. A partir da instalação da extensão no dispositivo desejado, qualquer pessoa pode ter acesso remoto a um computador a partir da digitação de um código. A área de trabalho do PC ou notebook é exibida na tela do celular e permite que o usuário clique (toque na tela), mova o mouse com o dedo e acesse todo o conteúdo da máquina.

3. e-Titulo

Continua após a publicidade

As eleições gerais estão programadas para ocorrer em 2022, portanto é preciso revirar a casa em busca do título de eleitor ou baixar o aplicativo e-Título. O programa do governo permite acessar instantaneamente suas informações e serve como substituto oficial para quem deseja votar sem precisar levar o documento em papel.

Lá você encontra todas as informações como a zona eleitoral, a seção e até a localização do seu local de votação — dá para ver as rotas ou pegar as coordenadas para o Waze.

Continua após a publicidade

2. IFTTT

O If This, Then That (IFTTT) é um software que permite criar automações entre aplicativos que originalmente não possuem nenhum vínculo entre si nem recursos de integração. Como o nome sugere, a premissa do app é estabelecer regras para automatizar atividades: por exemplo, sempre que você publicar algo no LinkedIn, o post também é vinculado no Instagram. Ou atualizar seu papel de parede do Android sempre que a Nasa lançar a foto do dia.

As possibilidades são quase infinitas e podem ser muito bacanas se bem exploradas. Para quem não manja muito de programação, há vários modelos prontos no site que possibilitam realizar as integrações mais comuns, como replicar vídeos do TikTok automaticamente no Snapchat ou migrar conteúdos do Evernote para o Slack.

1. Snapseed

Um editor de fotos poderoso do Google que não perde em nada para as opções pagas. Além dos recursos básicos de cortar, ajustar cores ou colocar filtros, o software uma inteligência artificial para corrigir imperfeições ou fazer ajustes em pontos específicos de imagens, como para ressaltar a cor dos olhos ou retirar manchas da pele. Algumas opções incluem ferramentas para desfocar o fundo, enfatizar as cores em um ponto da foto e ajustes profissionais de modo simplificado.