Samsung começa a remover as propagandas de apps nativos da One UI
Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Agosto de 2021 às 17h17
Na semana passada, um executivo da Samsung revelou que a companhia não mais exibirá propagandas em aplicativos nativos que embarcam a One UI, o Android da marca sul-coreana. Aparentemente, a fabricante já começou a implementar a mudança no ecossistema, conforme mostram relatos que circulam no Twitter.
- Galaxy A03s chega ao Brasil com leitor de impressões digitais e bateria generosa
- Ausência do Galaxy Note 21 pode significar o encerramento definitivo da linha
- Samsung confirma que vai deixar de exibir anúncios em apps nativos da One UI
O primeiro app que passa pela alteração é o Samsung Weather, que não apresenta mais o banner promocional no topo da sua página inicial. O fim dos anúncios parece estar acontecendo gradativamente, já que outros donos de celulares Samsung comentam que ainda encontram publicidade no aplicativo.
Se o sumiço de propagandas aconteceu de forma discreta no software de previsão de tempo, o mesmo deve acontecer nos apps Samsung Pay e Themes. Pela superficialidade dos relatos até agora, não se sabe se a alteração chega ao aparelho por atualização no aplicativo ou se é uma virada de chave do lado dos servidores.
Menos propagandas em dispositivos proporciona uma interface mais limpa e menos enganosa. Antes, as publicidades integradas aos apps nativos eram tão bem encaixadas que por vezes podiam ser confundidas com recursoso (o que torna a exibição ainda mais incômoda).
Até agora, não foram descobertas formas de se antecipar a alteração, então vale somente ficar de olho em atualizações de aplicativos da Samsung disponibilizadas na Galaxy Store e torcer para que a fabricante amplie o alcance para mais linhas de smartphones.