5 recursos que faltam no WhatsApp Web versão multidispositivos

5 recursos que faltam no WhatsApp Web versão multidispositivos

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 17 de Maio de 2022 às 19h00
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

A versão multidispositivos do WhatsApp trouxe uma grande vantagem: utilizar o mensageiro pela versão Web ou pelo aplicativo desktop sem que o celular esteja conectado à internet. Por outro lado, trata-se de uma versão beta e o WhatsApp Web nos aparelhos conectados ainda possui limitações com relação ao uso pelo celular.

É possível realizar ações básicas do WhatsApp, como enviar ou receber mensagens em texto, arquivos de mídia e mensagens de voz. Entretanto, recursos como ligações e envio de localização ainda não são compatíveis com o WhatsApp Web e WhatsApp para Desktop. Confira, a seguir, cinco recursos que faltam na versão beta do WhatsApp para múltiplos aparelhos.

5 recursos que ainda não chegaram na versão do WhatsApp para múltiplos aparelhos

1. Carregar a pré-visualização de links no WhatsApp Web

Com a chegada da versão multidispositivos do WhatsApp, ama das principais mudanças notadas na versão Web foi a ausência da pré-visualização dos links. Dessa forma, ao enviar uma URL, o mensageiro não carrega o título da página ou a imagem de capa. Em vídeos do YouTube, por exemplo, também era possível ver uma miniatura.

O mensageiro não carrega as imagens dos links compartilhados (Captura de tela: André Magalhães)

Caso queira enviar um link com a pré-visualização, é necessário recorrer ao WhatsApp no seu celular ou instalar a versão para Desktop, disponível para macOS e Windows.

2. Criar e gerenciar listas de transmissão nos aparelhos conectados

Se você possui uma lista de transmissão ativa, saiba que não poderá administrá-la nos aparelhos conectados ao WhatsApp (Web ou Desktop). Esse recurso ainda não chegou aos computadores com a versão multidispositivos.

Portanto, para criar ou ver a sua lista de transmissão, você ainda precisa recorrer ao aplicativo para celulares. É possível incluir até 256 contatos na sua lista e enviar a mesma mensagem simultaneamente para todas as pessoas.

3. Limpar ou apagar conversas no computador (apenas para iPhone)

Quem utiliza o WhatsApp no iPhone não pode usar as versões para computador do mensageiro para apagar ou limpar as mensagens de uma conversa. Com a versão multidispositivos, essa opção não é disponibilizada nos aparelhos conectados para os usuários do iOS.

Apenas usuários de Android conseguem limpar conversas na versão multidispositivos do WhatsApp (Captura de tela: André Magalhães)

Essa limitação não é encontrada no Android, por outro lado. Quem utiliza o recurso de aparelhos conectados pode limpar conversas em grupos ou com contatos individuais pelo computador.

4. Acompanhar a localização em tempo real nos aparelhos conectados

O WhatsApp possui uma função muito importante para monitorar o trajeto de uma pessoa: a localização em tempo real. Com o recurso, é possível configurar um limite de tempo e enviar a sua posição exata para outro contato na plataforma.

Entretanto, essa função ainda não chegou aos aparelhos conectados do WhatsApp. Para acompanhar a localização, você ainda precisa utilizar o aplicativo em seu celular.

5. Acessar todo o histórico de mensagens

Precisa achar uma mensagem muito antiga? Com os aparelhos conectados, é provável que não consiga. Mesmo com o backup ativo e sem excluir conversas, o WhatsApp para outros dispositivos não carrega todo o seu histórico de chats na plataforma.

Aparelhos conectados não possuem acesso a todo o seu histórico de mensagens (Captura de tela: André Magalhães)

Entre ambas as versões para computadores, o WhatsApp para desktop carrega mais mensagens do que a versão Web. No entanto, para acessar o seu histórico integral, você ainda precisará utilizar o celular.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.