Quanto de internet eu preciso para ouvir 50 músicas do Spotify?

Quanto de internet eu preciso para ouvir 50 músicas do Spotify?

Por Lu do Magalu | 30 de Novembro de 2021 às 18h00
Canaltech/Felipe Freitas

Você costuma ouvir músicas no Spotify? Com mais de 350 milhões de pessoas usando o aplicativo diariamente, ele certamente é um dos streaming de música mais populares hoje em dia, né? Lá no aplicativo, todos podem acompanhar as novidades e lançamentos dos seus artistas favoritos em alta qualidade. Ah! E isso também vale para podcasts.

Mas, você já imaginou: quanto de internet o Spotify gasta quando você escuta 50 músicas no aplicativo? Quando estamos no Wi-Fi, isso pode não fazer muita diferença, mas para quem gosta de ouvir música na rua durante o caminho do trabalho, por exemplo, essa quantidade de dados móveis pode fazer (muita) diferença.

Por isso, hoje eu vim mostrar essa curiosidade para vocês! Nessa matéria, descubra quantos dados de internet o Spotify gasta ao ouvir 50 músicas. Dá só uma olhadinha!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Afinal, quanto de internet eu preciso para ouvir 50 músicas do Spotify?

No Spotify, nós podemos aproveitar até 4 modalidades diferentes na qualidade de música: baixa, normal, alta e altíssima. Então, antes de começar, vale lembrar que naturalmente cada uma dessas modalidades consome uma quantidade de internet correspondente a sua qualidade.

Por exemplo, nesse teste usando uma mesma música de 2 minutos e 40 segundos, em diferentes qualidades esses foram os dados móveis gastos:

  • Baixa: 97 KB
  • Normal: 2,1 MB
  • Alta: 2,8 MB
  • Altíssima: 4,9 MB
Diferença de uso de dados na qualidade Altíssima e Baixa - (Captura: Canaltech)

Agora, desconsiderando tempos diferentes de músicas. Esses são valores aproximados que você pode gastar ouvindo 50 músicas no Spotify:

  • Baixa: 48,5 MB
  • Normal: 105 MB
  • Alta: 140 MB
  • Altíssima: 245 MB

Então, realmente a qualidade da música faz bastante diferença, né? Mas, não se preocupe! O Spotify tem várias soluções para você não acabar com seu pacote de dados.

Modo Economia de Dados

Lá nas “Configurações” do aplicativo, você pode aproveitar o modo “Economia de dados”. Ele define a qualidade das músicas como baixa (equivalente a 24 Bytes/s) e também desativa o Canvas (aquele GIF animado personalizado dos artistas) para reduzir o gasto de dados.

No Spotify você pode usar a opção "Economia de dados" para poupar seus dados de internet - (Captura: Canaltech)

Qualidade automática

Outra solução, é deixar a qualidade em “Automático”. Desse jeito, o Spotify vai se adaptar a qualidade da rede e gastar menos dados móveis. Ah! E você pode usar qualidades diferentes quando estiver ouvindo música no Wi-Fi e nos Dados Móveis. Bem legal, né?

Você pode selecionar uma qualidade mais baixa para economizar dados móveis - (Captura: Canaltech)

Baixar músicas para escutar offline

Quem é assinante do Spotify, também pode aproveitar e baixar suas músicas, podcasts e playlists favoritas para ouvir sem internet. Para isso é só tocar no ícone de “Download” ao lado das suas músicas e playlists. Assim, elas vão ficar guardadas no armazenamento do seu celular através do Spotify.

Baixar suas músicas no Spotify também é uma ótima solução - (Captura: Canaltech)

Bem legal, né? Gostou dessa curiosidade? Compartilhe essas dicas com seus amigos!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.