O que é e como funciona o Spotify Greenroom

O que é e como funciona o Spotify Greenroom

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 26 de Setembro de 2021 às 17h00
Divulgação/Spotify

O Spotify Greenroom (Android | iOS) é um aplicativo de salas de bate-papo por áudio em grupo criado pela empresa de streaming. O serviço é uma resposta do Spotify ao Clubhouse (Android | iOS), app que alcançou grande popularidade no começo de 2021 e chamou a atenção para as conversas em grupo.

Não é difícil encontrar outras plataformas que tentam reproduzir a fórmula do Clubhouse: o Twitter possui o Espaços, o Discord lançou um recurso parecido nas comunidades e o Telegram também inseriu chats de áudio para grupos ou canais. O Greenroom, lançado em junho desse ano, procura conectar a comunidade a partir de temas em comum, principalmente envolvendo esportes, cultura e música. Saiba mais sobre o app!

Spotify Greenroom: como funciona

Não é necessário receber um convite ou possuir uma conta no Spotify para utilizar o Greenroom. Quem possui cadastro no serviço de streaming pode utilizar as mesmas credenciais de acesso para o login no aplicativo. Logo após a criação de seu perfil, é necessário escolher os seus principais interesses. Para isso, o app disponibiliza diferentes categorias sobre entretenimento, modalidades esportivas, ligas e estilos musicais preferidos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Tela inicial do Greenroom (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A tela inicial do Greenroom exibe as salas ao vivo no momento e dá a opção de alternar para uma aba apenas com salas referentes aos seus grupos — no caso, os interesses marcados durante a configuração do seu perfil. Além disso, é possível acessar um ícone de calendário para conferir algumas das conversas agendadas para os próximos dias na plataforma e salvar os eventos na sua agenda.

Após entrar em uma sala, o funcionamento é muito similar ao Clubhouse. As pessoas são divididas entre anfitriões, oradores e ouvintes. Qualquer participante na sala pode interagir: basta levantar a mão para pedir para falar e aguardar a decisão do perfil anfitrião para isso.

No Greenroom, usuários também podem criar a própria sala. É necessário vincular o chat a algum dos grupos e a plataforma disponibiliza a opção de gravar a conversa, caso queira utilizá-la posteriormente como podcast. O aplicativo conta apenas com uma versão em inglês.

Sala de áudio no Spotify Greenroom (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

A plataforma visa beneficiar oradores e criadores de conteúdos. Ouvintes podem enviar Gems para os oradores, uma forma de moeda virtual, para valorizar um comentário. Dessa forma, perfis populares são sinalizados pelas quantidades de Gems. Nos Estados Unidos, o Spotify criou o Creator Fund: ainda em fase de registros, consiste em remunerar os criadores de conteúdo da plataforma com base em dados sobre audiência e engajamento das comunidades.

Já testou o Greenroom? Deixe sua opinião sobre a plataforma!

Fonte: Spotify Greenroom (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.