Spotify agora tem "match musical" para você descobrir gostos em comum com amigos
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Agosto de 2021 às 15h15
O Spotify começou a disponibilizar para seus usuários um recurso de lista de reprodução compartilhada chamado Match (ou Blend, no exterior). O serviço permite que duas pessoas combinem suas músicas favoritas para criar uma playlist unificada de forma automática, um recurso que parece voltado a dar uma pegada mais social ao serviço — ele possibilitará a amigos, familiares ou casais construírem um set de músicas em comum.
- Spotify testa plano mensal mais barato com anúncios
- Spotify lança novo recurso para você descobrir se é um grande fã
- Spotify ganha novo visual com "tema dinâmico" no Android e no iOS
A novidade utiliza a mesma tecnologia de mixagem que gera playlists personalizadas para várias pessoas, como o Family Mix e Duo Mix — mas agora mescla duas listas de pessoas distintas. Isso significa que você receberá a recomendação do algoritmo da plataforma, que deve fazer o cruzamento entre os gostos de ambos os perfis e entregar uma análise percentual.
A vantagem do Match é que qualquer usuário, seja ele assinante ou gratuito, possa comparar suas músicas favoritas, sem restrição de proximidade ou familiaridade. Quando ele é usado pela primeira vez, uma pontuação será atribuída para revelar se há alguma afinidade sonora que valha o "match" ou se o jeito é procurar alguém que curta o mesmo que você — esse "match musical", aliás, parece bem inspirado na last.fm, a clássica e ainda viva rede social musical.
Usuários premium terão uma vantagem: eles poderão ver mais dados sobre as atividades que contribuíram para a criação daquela playlist. Isso pode ser uma ótima forma de descobrir se o seu par estava na fossa antes de conhecer você, por exemplo, ou se estava curtindo a vida sem pensar no amanhã.
Música social
Embora tenha uma pegada mais voltada para o entretenimento, o objetivo do Spotify com o Match parece ser ampliar a base de usuários, afinal as pessoas podem convidar outras para entrar na plataforma e ver se o gosto musical é compatível. Mesmo que não vire um assinante premium, a rede ainda consegue ganhar dinheiro ao entregar publicidade para essa nova audiência.
O recurso chega junto de uma nova edição da ferramenta Only You, que traz uma espécie de retrospectiva musical baseada no seu gosto. A ideia é que esse apanhado de canções ouvidas no semestre possa ser repostado na sua rede social favorita, o que também contribui para a entrada de mais pessoas para o Spotify. O Match também terá integração com outras plataformas sociais exatamente para expandir o alcance e atrair mais usuários.
Com os rivais na cola, o Spotify tenta se diferenciar na entrega de serviços mais personalizados, criados sobre algoritmos de entrega ou serviços mais personalizados. Há pouco mais de duas semanas foi lançado o "Música + Papo", ferramenta que une playlists e podcasts em um só programa. A plataforma também criou um serviço para avisar quando seu artista favorito lançar uma música nova.
Como usar o Spotify Match
Para começar a sua mistura, é só fazer o seguinte:
Passo 1: Toque em “Criar Match” no hub "Feito para" no celular.
Passo 2: Em seguida, toque em “Convidar” para selecionar um amigo via mensagem.
Passo 3: Assim que aceitar, o Spotify gerará uma capa personalizada e uma lista de faixas para vocês dois, cheia de músicas que combinam suas preferências e gostos de escuta.
O Match já está em processo de liberação para todos os usuários, mas pode levar algum tempo até a novidade chegar para você. Se o recurso não aparecer de imediato, vá até a loja de aplicativos e veja se está na versão mais recente — se tiver alguma disponível, baixe e teste novamente.
Fonte: Spotify