Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é o melhor aplicativo de mensagens depois do WhatsApp?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2024 às 12h00

Link copiado!

Daniel Korpai/Unsplash
Daniel Korpai/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp é o mensageiro mais popular do Brasil, segundo o SimilarWeb, mas existem outros aplicativos que se destacam. Além de facilitar o contato com amigos e familiares, há plataformas alternativas com foco em privacidade e que oferecem recursos extras, como canais de transmissão maiores e integração com redes sociais.

4 alternativas ao WhatsApp

Apontar o melhor aplicativo de mensagens depois do WhatsApp é relativo. No geral, as demais soluções apresentam algumas vantagens em relação ao mensageiro da Meta, como trazer uma variedade maior de recursos, mais privacidade e muito mais. 

Continua após a publicidade

A seguir, conheça quatro alternativas populares ao WhatsApp para que você consiga conversar com seus amigos e parentes sem dificuldade:

1. Telegram

O Telegram é quase que uma plataforma de backup entre os brasileiros quando há uma pane no WhatsApp. Mas ele vai além disso, pois é popularmente conhecido por ser mais completo e receber novidades com mais agilidade.

Entre as diferenças está o acesso à conta em múltiplos dispositivos sem depender do principal, pois o histórico de conversas é sincronizado na nuvem. O Telegram também oferece uma interface com opções de customização, nomes de usuário para você não ter que compartilhar seu número e canais e grupos mais acessíveis — conheça cinco motivos para usar o Telegram.

Disponível em: Android | iPhone

2. Signal

Alternativa que promete mais segurança e privacidade, o Signal mantém as conversas armazenadas no celular e oferece criptografia de ponta a ponta como o WhatsApp. A plataforma, no entanto, não tem rastreadores nem outros mecanismos que possam monitorar o uso do aplicativo.

Continua após a publicidade

O rival do WhatsApp ainda oferece conversas por voz e vídeo e permite criar grupos para você conversar com várias pessoas de uma só vez. Outra vantagem e semelhança ao Telegram gira em torno dos nomes de usuários que evita o compartilhamento do número de telefone.

Disponível em: Android | iPhone

3. Instagram

Continua após a publicidade

Apesar de ser uma rede social de fotos e vídeos, muitas pessoas utilizam o Instagram como meio principal de contato com amigos e parentes. A começar pela possibilidade de compartilhar publicações com facilidade, sem ter que enviar o link para outro app só para mostrar um meme que você gostou bastante, por exemplo.

Além disso, o Instagram permite criar grupos para você conversar com mais de uma pessoa e evita a necessidade de compartilhar seu número de telefone só para falar com alguém. Por outro lado, o app não tem conversas criptografadas de ponta a ponta como padrão.

Disponível em: Android | iPhone

Continua após a publicidade

4. Facebook Messenger

Outra alternativa da Meta é o Messenger, que funciona atrelado à conta do Facebook. Isso significa que não é preciso compartilhar o número do telefone para conversar com as pessoas, mas adicioná-las ao seu perfil.

A plataforma também traz vantagens para quem utiliza a rede social com frequência, como a opção de compartilhar publicações do Facebook com mais facilidade. No entanto, assim como o Instagram, o serviço não tem a criptografia de ponta a ponta por padrão.

Disponível em: Android | iPhone

Continua após a publicidade

Qual é o mensageiro mais popular no Brasil?

O repositório de dados Statista, em cooperação com o Panorama Mobile Time/Opinion Box, elenca o WhatsApp como o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil em 2023:

  • WhatsApp: 99%;
  • Instagram: 87%;
  • Facebook Messenger: 68%;
  • Telegram: 65%;
  • Signal: 13%.
Continua após a publicidade

Cabe ressaltar que o Instagram, apesar de não ser necessariamente um mensageiro, é uma fonte de comunicação entre muitas pessoas através do serviço de mensagens diretas (DM). 

Se você utiliza o mensageiro na sua empresa, veja também as diferenças entre o WhatsApp Business e Telegram Business, que trazem recursos exclusivos como atalho de respostas rápidas, mensagens automáticas e mais.