Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp, Telegram ou Signal: qual é o app mais seguro?

Por| Editado por Claudio Yuge | 13 de Dezembro de 2021 às 22h40

Link copiado!

Dimitri Karastelev/Unsplash
Dimitri Karastelev/Unsplash

Em 2021, os aplicativos de bate-papo fazem parte do dia a dia de grande parte da população mundial. Seja o WhatsApp, Telegram ou até mesmo o Signal, é difícil encontrar alguém que não os use constantemente. E, por isso, é problemático saber que eles contam com problemas de segurança.

De acordo com um levantamento feito a partir de dados do Secure Messaging Apps Comparison, um site que, a partir de segurança digital, compara os mais diversos programas, mostramos a você cada uma das vantagens e desvantagens do WhatsApp Telegram e do Signal, para assim, quando você estiver conversando com alguém por um dos apps, saiba exatamente quais riscos uma foto ou informação compartilhada podem estar correndo.

WhatsApp

Continua após a publicidade

Espera-se que por o WhatsApp ser um produto do Meta, empresa controladora de outros aplicativos como Instagram e o Facebook, sua segurança seja uma das principais características de seu funcionamento. A realidade, porém, é outra.

Segundo os dados do Secure Messaging Apps Comparison, embora o aplicativo possa proteger os dados das conversas, tanto o mensageiro quanto o Meta são parceiros da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), conforme revelado por Edward Snowden a partir do vazamento de documentos do órgão. Não há como saber se a empresa não está pegando as conversas no app e as compartilhando com o governo estadunidense.

Ao mesmo, o Meta também é conhecido por monetizar e vender informações pessoais da maioria de seus usuários, além de ter todos os direitos sobre o funcionamento do mensageiro, não permitindo análises oficiais de segurança de terceiros.

Continua após a publicidade

Nos pontos positivos, ficam a encriptação de mensagens padrão do aplicativo, impossibilidade de acesso aos conteúdos inseridos nas conversas e a autenticação de dois fatores. Por fim, o aplicativo é capaz de criptografar seus backups, mas somente na versão de iOS, deixando usuários de Android em uma situação de maior risco.

Telegram

Visto por muitos como o melhor mensageiro da atualidade, o Telegram também não foi recomendado pela plataforma Secure Messaging Apps Comparison.

Continua após a publicidade

Embora ele não tenha ligações com governos do mundo, um ponto positivo em relação ao WhatsApp, mensagens trocadas na plataforma não são criptografas por padrão. A empresa também não oferece relatórios de transparência, não explicando para quem disponibiliza os dados pessoais coletados de usuários.

Um outro ponto negativo é o fato que as chaves de acesso do Telegram não serem modificadas por até 100 sessões, permitindo que criminosos possam adivinhá-las neste meio tempo e assim abrindo o caminho para uma possível invasão na conta dos usuários.

Nos pontos positivos, o fato do aplicativo ter auditoria de dados por empresas terceiras, como ocorreu em outubro de 2020, mensagens autodestrutivas, autenticação de dois fatores e encriptação nos backups em qualquer plataforma contam positivamente para o mensageiro azul.

Signal

Continua após a publicidade

Finalizando a lista, temos o Signal e, para felicidade de seus usuários, ele foi totalmente aprovado pelo Secure Messaging Apps Comparison. A seguir listamos as características positivas do mensageiro:

  • não exige login por meio do número de telefone;
  • não coleta dados de usuários;
  • não tem associação com entidades governamentais;
  • possui encriptação ativada por padrão, inclusive para metadados;
  • feito em código-aberto, permitindo que qualquer pessoa possa ver seu funcionamento;
  • a companhia não tem acesso às mensagens e arquivos;
  • garante autenticação de dois fatores e conteúdos autodestrutivos.

Nos problemas encontrados no Signal, estão possíveis intercepções de conversas por criminosos, o que também pode ocorrer no WhatsApp e no Telegram, e a falta de um modo anônimo, falha também presente nos rivais.

Continua após a publicidade

No fim, independente de qual dos aplicativos você usa, é importante ter noção básica de não clicar em links de desconhecidos, não compartilhar informações pessoas e assim por diante.

E mesmo com o WhatsApp e o Telegram contando com mais problemas de segurança que o Signal, se os usuários tomarem cuidado com quais links estão abrindo nos apps e quais informações compartilham nas conversas, os riscos podem ser minimizados.

Fonte: Avast